Tradutor

domingo, 23 de maio de 2010

Dá um abraço?

Quer um abraço?


Recebemos um e-mail indicando que dia 22 de Maio é o Dia do Abraço. Sendo verdadeiro ou não, resolvemos falar um pouco sobre este poderoso instrumento universal de conexão entre as pessoas, capaz de dar significado a alguns sentimentos aos quais a palavra, muita das vezes, não consegue significar.


Um abraço pode denotar muitas coisas, no entanto, está intrínseco a este acto a manifestação de carinho, de afecto e de sentimentos, a partilha de emoções, a demonstração de apoio e protecção.
O abraço não é exclusivo dos seres humanos. Os animais abraçam-se devido a um comportamento instintivo de protecção e carinho. Os seres humanos possuem a base instintiva do comportamento de abraçar, entretanto, conseguem atribuir significados múltiplos ao abraço devido às suas capacidades de raciocínio e de memória das emoções.


O abraço significa ligação e uma das primeiras ligações dos indivíduos é com a mãe. Estudos indicam que a oxitocina (hormona da “ligação e do amor” e que possui um papel importante nas emoções sociais, sendo também um bloqueador das hormonas que produzem stress) existe para a criação de laços maternais de confiança, laços de amizade e até para a atracção física.


Investigações na Universidade da Carolina do Norte têm demonstrado que abraçar aumenta os níveis de oxitocina (1):
-Mulheres e homens mostraram níveis mais altos de oxitocina após abraçar;
-Pessoas em relações amorosas apresentaram níveis maiores desta hormona;
-O abraço de um ente querido reduziu, num grupo de mulheres, os níveis de cortisol bem como produziu efeitos cardioprotetores diminuindo a pressão sanguínea e a frequência cardíaca. (Nota: o cortisol é uma hormona que aumenta a pressão sanguínea, o açúcar no sangue e prejudica o sistema imunitário);
-Bebés que não possuem contacto físico frequente com seus pais apresentam problemas comportamentais mais tarde com a família e grupo social.


Concluiu-se, então, que o abraço é bom para a saúde pois ajuda a restabelecer o equilíbrio psicofisiológico diante dos mais variados agentes stressores actuais, causa um aumento substancial do comportamento confiante já que, o contacto físico, cria uma ligação saudável entre as pessoas e promove o bem-estar.


Um abraço é tão bom!!! É através deste gesto que emoções, sentimentos e ideais são materializados. Abraçar faz com que tenhamos uma atitude mais positiva diante da vida e dá-nos a sensação de aconchego, de amparo e de protecção tornando-se um poderoso antídoto contra a depressão.


Não podemos nos esquecer de que um sorriso também nasce de um abraço!!!


Vejam este filme e abracem a quem lhes apetecer e anote os efeitos e resultados em sua vida. Depois venham partilhar connosco!

Estão preparados para este exercício tão agradável?


Nós estamos!!! Enviamos então o nosso abraço!!!!

(1) Fonte: http://www.institutodafelicidade.org

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sorrisos felizes em Braga

Realizou-se no dia 16 de Maio de 2010 mais um workshop O Ser, o Saber e o Sorrir – Passos para o optimismo, desta vez em Braga, na Junta de Freguesia de S. Victor.

Se o sol brindava-nos com um belo dia, a energia do grupo aquecia as nossas emoções e fomentava a partilha de experiências e conhecimentos. Pois, se estamos sempre dispostos a 1001 actividades, a gastos incontáveis em objectos desnecessários que se amontoam em nossas casas e não nos trazem o bem estar esperado, é tempo de investirmos em nós mesmos! O autoconhecimento, o desenvolvimento da autoestima e do optimismo são os elementos básicos para o encontro da felicidade, como afirmou um dos formandos:




Obrigada pela oportunidade que me deram de acrescentar mais alguns “passos” para me conhecer melhor e enteder a minha postura de vida. Acreditem que vou continuar a sorrir cada vez mais. (…)




Diz Saint-Exupéry: Um único evento pode despertar em nós um estranho totalmente desconhecido, então, depois do trabalho realizado, todos descobriram algo maravilhoso sobre si que desconheciam e exteriorizaram esse bem-estar através do riso.

A todos aqueles que estiveram conosco neste agradável investimento pessoal, o nossso muito obrigado!

Um sorriso especial aos colaboradores indirectos que contribuíram para a realização deste evento: Dr. Firmino Marques, Sr. Alberto Moreira e o querido amigo Marciano Silva.


terça-feira, 18 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

ATENÇÃO: ALTERAÇÃO DE DATA POR UM BOM MOTIVO!

Olá queridos amigos…

Neste fim de semana acontecerá uma passeata para ajudar o Mário (http://vamosajudaromario.blogspot.com) que tem uma doença rara. Vários participantes do Workshop conhecem o Mário e queriam também participar deste evento.
Conclusão: ganhou a solidariedade!
Por isso, resolvemos transferir o Workshop: O Ser, O Saber e o Sorrir - Passos para o Optimismo, para o dia 16 de maio em Braga!!!
Não perca… se você não tinha disponibilidade para o dia 9, com certeza terá para o dia 16!!!
Aguardamos sua inscrição e companhia!!! Avisem aos amigos, por favor!!!

Saiba mais em: http://www.saberesorrir.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

7 de Maio: Dia do silêncio! Participe!


A Drª Angela Escada, psicóloga, escritora, formadora, ser humano belíssimo e nossa amiga, vai comemorar o Dia do Silêncio. Incrível não é???

Já paramos um minuto em silêncio para ouvir a nossa voz interior?




Repassamos o convite aqui no site na certeza de encontrarmo-nos todos neste dia especial!!

Por: Angela Escada.

Olá, no dia 7 de Maio é o dia do silêncio.
Silêncio exterior para ouvir a voz interior.
Estarei das 9hs da manhã até as 9hs da noite, recebendo as pessoas que desejem ter um momento especial para o seu silêncio.
O convite é extensivo a todas as pessoas de qualquer idade, raça, nacionalidade e localidade geográfica.
Como vai funcionar?
Seleccionei algumas técnicas e vamos desfrutar delas ao longo do dia.
Você pode vir a hora que lhe for mais conveniente. Se já estivermos a fazer uma técnica, peço que aguarde um pouco para se integrar na próxima técnica.
Se desejar vir de manhã e voltar no final do dia, venha!!! Quanto mais silêncio… melhor!
Estarei disponível a partir da 9hs e as pessoas não precisam confirmar a presença por email porque consegui um espaço bem grande e por isto não há limitação de nº de pessoas. Temos 300m2 para o nosso silencio.
Peço apenas que tragam almofada ou manta para estar mais confortável.

A morada é na Rua Nova das Icas, 42 – r/c, Leça da Palmeira, é o mesmo prédio onde tenho o consultório, porém nesse dia ficaremos no R/C.
Farei uma breve pausa de 10min as 11.50hs outra pausa de 20min as 14.30hs, outra pausa de 10min as 17.15hs.
Usando o conceito do filme “favores em cadeia”, informe e convide os seus familiares, os amigos, os colegas de trabalho, os vizinhos, as pessoas que precisam de uma “pausa”.

Qualquer dúvida, angelaescada.blogspot.com

Um abraceijo silencioso, Angela Escada

Depoimento dos queridos amigos do riso sobre o dia Mundial do Riso!!!!




Hoje não foi só o Dia da Mãe (parabéns a toooodas as mães) … foi também o Dia Mundial do RIso! Ah pois é! O Riso também já tem Dia… e porque será? Talvez porque Rir seja importante para a Humanidade…mas isso agora não interessa. O que interessa é que estive esta tarde de Domingo umas duas horas a Rir… participei num maravilhoso encontro organizado pelo “Saber & Sorrir” , magistralmente orientado pelas psicólogas Eveline e Maira..na primeira parte foram usadas técnicas de Risoterapia…na segunda técnicas do Yoga do Riso. Excelente experiência… obrigado Eveline e Maíra.. obrigado grupo!” Por: João Carvalhas



Madalena David
Boa meninas. Pena não ter estado.


Luísa Seixas
Ó… pra nós, todos felizes! A foto traduz bem o ambiente que se viveu… Fantástico!
Foi um privilégio ter comemorado o Dia Mundial do Riso no “Saber & Sorrir”! Este espaço do Porto prometeee…
Para quando o próximo encontro? )


Maria Helena Barradas
Muito bem! muito bem! oyeheheheheh!!! que pena não ter ido ao Porto.


Susana Cal
Yeeeeeeessssssss!!!!!!!! Foi mesmo lindoooooooooo!!!!!!! Obrigada Eveline e Maira, sem a v/ iniciativa nada disto teria sido possivel, vocês vão longe… continuem assim…
Adorei ter estado outra vez convosco manos do riso )))))
Ahahahahahahaahahaehheheheheeh


Eveline Carvalho Cunha
Pessoal nem sei como agradecer a vocês… na verdade foi o senso de solidariedade e o amor pelo riso que nos uniu… foi fantástico! Agradecemos os elogios e sabemos do pontecial de cada um em brilhar e oferecer paz e sorrisos!!! Brilhem!!!! Beijo grande!


Maíra Diniz Com toda a emoção do momento, apenas posso agradecer a todas as maravilhosas pessoas que apareceram.
Nada se compara a um sorriso, mas nada é igual a uma gargalhada em conjunto.
Do pequeno Francisco (elemento mais novo) à Maria Teresa (elemento com mais experiência de vida): Uma gargalhada do fundo do coração.
Aos que não puderam comparecer juntem-se a nós e vejam o quanto o riso faz bem à saúde (física e emocional) e nos proporciona uma indescritivel qualidade de vida.
A todos: SORRIAM E SEJAM FELIZES!!!