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quarta-feira, 28 de julho de 2010

Faxina Mental e Emocional!


Estava a precisar de fazer uma faxina em mim... Jogar alguns pensamentos indesejados para fora, lavar alguns tesouros que andavam meio enferrujados...

Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais.

Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões... Papéis de presente que nunca usei; Joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li. Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas... E as coloquei num cantinho, bem arrumadas.

Fiquei sem paciência!... Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: Paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste... Mas lá também havia outras coisas... e belas!

Um passarinho cantando na minha janela... aquela lua cor-de-prata, o pôr do sol!... Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças. Sentei no chão para fazer minhas escolhas.

Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante!

Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão.

Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos... como foi bom relembrar tudo aquilo!

Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.

Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurada bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar... e de recomeçar!!!...

Autor desconhecido

terça-feira, 27 de julho de 2010

Solução é Sorrir

Música leve e bem disposta... "se algum problema inesperado surgir a solução é sorrir!"

É verdade, o sorriso ou o riso, seja ele natural ou inicialmente "forçado", consegue modificar o nosso estado de ânimo. Transforma emoções negativas em positivas na medida em que são liberadas no organismo as hormonas responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento. Desta maneira, quando "algo" inesperado surgir em sua vida - Sorria! - porque o sorriso faz com que saiamos do estado de "stress", melhora o fluxo do pensamento para o encontro de novas soluções e é o grande responsável por atrair, para junto de nós, outras pessoas.

terça-feira, 20 de julho de 2010

NO REINO DAS BORBOLETAS

À beira de um charco, formosa borboleta, fulgurando ao crepúsculo, pousou sobre um ninho de larvas e falou para as pequeninas lagartas, atônitas:

- Não temais! Sou eu... Uma vossa irmã de raça!... Venho para comunicar-vos esperança. Nem sempre permanecereis coladas à erva do pântano! Tende calma, fortaleza, paciência!... Esforçai-vos por sucumbir aos golpes da ventania que, de quando em quando, varre a paisagem. Esperai! Depois do sono que vos aguarda, acordareis com asas de puro arminho, refletindo o esplender solar... Então, não mais vos arrastareis, presas ao solo úmido e triste. Adquirireis preciosa visão da vida! Subireis muito alto e vosso alimento será o néctar das flores... Viajareis deslumbradas, contemplando o mundo, sob novo prisma!...


Enquanto a mensageira se entregava à ligeira pausa de repouso, ouviam-se exclamações admirativas:

- Ah! Não posso crer no que vejo!

- Que misteriosa e bela criatura!...

- Será uma fada milagrosa?

- Nada possui de comum conosco...

Irradiando o suave aroma do jardim em que se demorava, a linda visitante sorriu e continuou:

- Não vos confieis à incredulidade! Não sou uma fada celeste! Minhas asas são parte integrante da nova forma que a Natureza nos reserva. Ontem vivia convosco; amanhã, vivereis comigo! Equilibrar-vos-eis no imenso espaço, desferindo vôos sublimes à plena luz! Conhecereis a beleza das copas floridas e o saboroso licor das pétalas perfumadas, a delícia da altura e a largueza do firmamento!...

Logo após, lançando carinhoso olhar à família alvoroçada, distendeu o corpo colorido e, voltando, graciosa, desapareceu.

Nisso chega ao ninho a lagarta mais velha do grupo, que andava ausente, e, ouvindo as entusiásticas referências das companheiras mais jovens, ordenou, irritada:

- Calem-se e escutem! Tudo isso é insensatez... Mentiras, divagações... Fujamos aos sonhos e aos desvarios. Nunca teremos asas. Ninguém deve filosofar... Somos lagartas, nada mais que lagartas. Sejamos práticas, no imediatismo da própria vida. Esqueçam-se de pretensos seres alados que não existem. Desçam do delírio da imaginação para as realidades do ventre! Abandonaremos este lugar, amanhã. Encontrei a horta que procurávamos... Será nossa propriedade. Nossa fortuna está no pé de couve que passaremos a habitar. Devorar-lhe-emos todas as folhas... Precisamos simplesmente comer, porque, depois, será o sono, a morte e o nada... Nada mais...

Calaram-se as larvas, desencantadas.

Caiu a noite e, em meio à sombra, a lagarta-chefe adormeceu, sem despertar no outro dia. Estava ela completamente imóvel.

As irmãs, preocupadas, observavam curiosas o fenômeno e puseram-se na expectativa.

Findo algum tempo, com infinito assombro, repararam que a orgulhosa e descrente orientadora se metamorfoseara numa veludosa borboleta, voejante e leve...

Anotando a lição breve e simples, creio que há muitos pontos de contacto entre o reino dos homens e o reino das borboletas.

Fonte: Livro Contos e Apólogos. Francisco Cândido Xavier.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Actividade física na adolescência pode reduzir risco de problemas mentais!


Por: Ciência Hoje

Os adolescentes fisicamente activos apresentam riscos menores de sofrerem deteriorações mentais na terceira idade, sendo que este efeito do exercício físico é mais notável nas mulheres, revela um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society.

Foram utilizados dados de 9395 mulheres com 65 anos ou mais, que foram questionadas sobre a regularidade da prática de exercício durante a sua adolescência, aos 30 e aos 50 anos. As suas funções cognitivas também foram avaliadas.

Segundo os resultados, aquelas que praticavam exercício com regularidade em qualquer idade, tiveram um risco menor de debilitações mentais, quando mais velhas. No entanto, os benefícios foram mais visíveis nas mulheres que eram activas na adolescência.

Apenas 8,5 por cento das que eram activas nessa época ficaram mentalmente debilitadas mais tarde, em comparação a 16,7 por cento daquelas que foram sedentárias na adolescência. Após ajustar as diferenças entre os grupos e factores de risco como diabetes, os investigadores concluíram que a actividade física durante a adolescência estava associada a um risco 35 por cento menor de debilitação cognitiva mais tarde.

"As pessoas muitas vezes separam a mente do corpo e esquecem que a actividade física é controlada pelo cérebro", referiu Laura E. Middleton, líder do estudo.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O caleidoscópio

A capacidade de mudar de perspectiva pode ser um dos instrumentos mais poderosos e eficazes de que dispomos para nos ajudar a resolver os desafios diários da vida.



Quando mudamos o foco de atenção do problema para as possíveis soluções ou quando decidimos que o outro não será capaz de "estragar o nosso dia", nos tornamos protagonistas da própria história!


Use o caleisdoscópio e veja as belas e diversas imagens e tons que a vida tem a oferecer!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Líderes Inovadores e Motivação!



Os líderes inovadores reconhecem que o dinheiro, a remuneração justa e equitativa, têm um papel muito importante na motivação. Mas vão além e trabalham ativamente para remover as barreiras que impedem as pessoas de colocar os seus talentos, a criatividade e conhecimentos a serviço da melhoria continua dos serviços, dos produtos e da plena satisfação de seus clientes.


Nesta importante tarefa, os líderes inovadores adotam os seguintes princípios:


Princípio da participação

A motivação tende a aumentar à medida que as pessoas têm a oportunidade de assumir responsabilidades e participar das decisões que afetam o seu trabalho e os seus resultados. Uma das melhores formas de garantir elevados desempenhos é dar às pessoas a sensação de propriedade do seu trabalho, tornando-as responsáveis pelo sucesso do seu “negócio”.

Princípio da delegação

A motivação tende a aumentar à medida que se delega às pessoas a autoridade para tomar as decisões que afetam os resultados de seu trabalho. Dar autoridade às pessoas para tomar as suas próprias decisões lhes confere um interesse genuíno nos resultados e dedicação à causa de seus clientes.

Princípio da comunicação

As pessoas que são mantidas informadas sobre os acontecimentos que influem sobre o seu trabalho tendem a manter elevados níveis de motivação. Manter as pessoas informadas sobre a empresa, seus planos e objetivos é um sinal claro de que o líder tem a mais alta consideração pelos seus auxiliares e não os vê meramente como uma engrenagem do sistema.

Princípio do reconhecimento

O reconhecimento das contribuições feitas pelas pessoas tende a manter elevados níveis de motivação e a perpetuar os bons desempenhos. Quando reconhecemos um trabalho bem-feito, estamos deixando bem claro que a pessoa recompensada é um membro valioso e importante da equipe, e que o seu exemplo e suas contribuições merecem ser seguidos.
Em resumo, mais do que nunca, o segredo do sucesso de uma organização está na sua habilidade de atrair pessoas criativas e de aproveitar plenamente o capital intelectual de sua equipe. Para isto, ela tem de se tornar um ambiente em que as pessoas criativas tenham a oportunidade de desenvolver e aplicar seus talentos, e se sintam valorizadas e amadas pelo que são e pelo que produzem.

Por: Jairo Siqueira - Criatividade e Inovação

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mudar de Cor - Histórias de encantar e Inteligência Emocional

Estou encantada!!! Este é um texto do livro Histórias para Contar Consigo, editora Oficina do Livro de autoria de Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela . Histórias que nos fazem reflectir, sonhar, imaginar... histórias que trazem à tona os problemas existenciais e propostas de soluções saudáveis!

Verdadeiras "Contadoras de Histórias" as autoras lançam o desafio. Vejam só:

É um livro ou um jogo? Começa por ser um jogo, um desafio: as escolhas conduzem o leitor, de história em história, num percurso que é seu...
Histórias que estimulam o imaginário, o sonho, a fantasia… .
Histórias que gostamos de contar aos outros…
Histórias que falam sobre realidades e problemas que conhecemos bem… .
Histórias que talvez façam pensar… ,
As histórias vão mudando e, quem sabe, no fim do livro, talvez o leitor também tenha mudado…
Aceita o desafio?

Esta é a primeira questão que terá de responder... ouça, leia e responda para: http://rita-vilela.blogspot.com/2008/11/histrias-para-contar-consigo-j-nasceu.html

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Valorize o Planeta! Moda e Sustentabilidade

É essencial que trabalhemos de forma a assumir a nossa responsabilidade com o meio ambiente.

Estar alinhado com o termo "ecologicamente correto" é assumir um conjunto de acções orientadas para a sustentabilidade, para o equílibrio ambiental, para o reaproveitamento e reciclagem de forma a contribuir para um mundo melhor e mais saudável. A ideia da sustentabilidade não deve ser utilizada pelas empresas somente como marketing e não ser aplicado na realidade.

Vejamos o exemplo desta empresa brasileira que cuida do planeta e faz Moda ao mesmo tempo.

Parabéns pelo Trabalho da Joyful!

terça-feira, 6 de julho de 2010

O conceito de Competência e a Formação Profissional

O conceito de competência é polissémico e foi se reformulando ao longo dos tempos. Dos anos 50 aos anos 80 perdurou a concepção de competência como comportamento manifesto, observável e mensurável. É um “saber fazer”, uma acção em situação, com o foco central nos resultados.

A autora Pires (2005) nos informa que no campo da formação esta concepção se reflectiu em um sistema de ensino formal, voltado para resultados, centrado no conhecimento e nos conteúdos com pouca articulação com a acção. O ensino baseava-se em um conjunto de sequências de aprendizagem estandardizada onde se valorizava a memorização e a repetição. Os aspectos emocionais, sociais e políticos não eram muito valorizados. A formação profissional, centrada nesta concepção, propunha uma definição sobre o que seria o comportamento excelente e a suas componentes. Posteriormente construía-se uma sequência de aprendizagem e formas de avaliação. Nesta óptica não havia espaço para uma reflexão e compreensão acerca do próprio conhecimento e da prática.

As mudanças ocorridas no mundo, a globalização, o avanço da tecnologia, as transformações económicas exigiram um novo perfil de profissional no mercado de trabalho. Um profissional que não só soubesse executar tarefas mas também que soubesse lidar, de maneira crítica e criativa, com as dificuldades e problemas oriundos do universo do trabalho. Para se chegar a tal finalidade com sucesso foi necessário repensar as concepções da escola e da formação profissional.

As transformações iniciais ocorreram na mudança do conceito de competência agora entendido como:
“a capacidade de agir, em situações previstas e não previstas, com rapidez e eficiência, articulando conhecimentos tácitos e científicos a experiências de vida e laborais vivenciadas ao longo das histórias de vida (…) vinculada a ideia de solucionar problemas, mobilizando conhecimentos de forma transdisciplinar a comportamentos e habilidades psicofísicas, e transferindo-os para novas situações; supõe, portanto a capacidade de actuar mobilizando conhecimentos” (Kuenzer, 2003:2).

Este novo paradigma abriu espaço para o pensar em novas propostas metodológicas e curriculares que atendessem melhor a proposição de articulação entre conhecimento e prática. A formação baseada em competências substituiu a centralidade dos conteúdos, pela centralidade da relação processo/conteúdo/método, de forma reflexiva.

Na formação profissional, em que existe o desafio da articulação entre teoria e prática, a forma mais adequada metodologicamente passa a ser a alternância de tempos e espaços em períodos de aprendizagens através de actividades teórico/ práticas formalizadas. Estas aprendizagens devem contemplar não só o conhecimento básico e o especifico mas, também, o conhecimento para actuar no mundo do trabalho e no mundo das relações sociais.
É por esta razão que se faz necessário cada vez mais espaço e empenho para a implementação de programas de Competência Social e de desenvolvimento da Inteligência Emocional nestes contextos.




Fonte: Kuenzer, A. (2003) Competência como praxis: os dilemas da relação entre teoria e pratica na educação de trabalhadores. Boletim Técnico do SENAC. Senac, Brasil in http:www.senac.br (11/02/2008)

Pires, A. (2005). Modelos de educação/Formação baseados em Competências. In Educação e formação ao longo da vida: Analise critica dos sistemas e Dispositivos de Reconhecimento e Validação de aprendizagens e de Competências. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

“Por que não procuras um Psicólogo?”


É provável já ter ouvido alguém responder à pergunta: “Por que não procuras um Psicólogo?” com a seguinte resposta: “EU?! Não! não sou maluco!”.
Esta crença ou ideia de que o Psicólogo trabalha somente com pessoas em desequilíbrio ou com patologias mentais (vulgarmente denominadas como malucos, loucos, etc.) é errónea e preconceituosa. De facto, o Psicólogo é chamado a intervir em casos de graves patologias ou distúrbios de conduta, o que é natural, pois estuda o comportamento e os processos psicológicos (emoção/pensamento) do ser humano.

Ora, o médico trata do doente e das suas doenças, mas orienta também as pessoas “sãs” para a prevenção das doenças, incentivando vários comportamentos saudáveis. Da mesma forma, o Psicólogo trabalha com os indivíduos em processos patológicos mas, também, intervém com propostas de desenvolvimento pessoal e de promoção da saúde mental numa perspectiva preventiva. Estas acções têm como objectivo melhorar a qualidade de vida de qualquer ser humano, proporcionando-lhe maior equilíbrio e bem-estar, desenvolvendo competências que o ajudarão a melhorar o desempenho profissional e o relacionamento interpessoal.

Assim, apesar das muitas as teorias e formas de trabalho, na vertente da consulta Clínica, o psicoterapeuta tem como função ajudar o paciente a elaborar, resolver, reflectir, reconfigurar e/ou renovar o significado dos seus medos, crenças, angústias, perdas, depressões, etc., de maneira a conquistar o equilíbrio e o bem-estar psicológico, físico e emocional. Com o auxílio da linguagem (fala) e/ou das actividades lúdicas, da música e/ou do desenho, o psicoterapeuta aproxima inteligência e emoção, para que o indivíduo possa obter mais sucesso em seus empreendimentos, a nível laboral, familiar ou interpessoal.

Na vertente Educacional, a prevenção é a palavra do momento! Observar e orientar professores, alunos e pais a utilizarem estratégias variadas e adequadas ao desenvolvimento intelectual, social e emocional de cada um é também função do Psicólogo. Grupos de Técnicas de Competências de Estudo, Orientação Profissional, desenvolvimento de projectos de Competência Social e Emocional e Competências Parentais são algumas das acções preventivas do Psicólogo escolar/educacional, além da tradicional intervenção com crianças e jovens com distúrbios de aprendizagem, comportamento e hiperactividade.

O trabalho do Psicólogo no âmbito das Organizações também é múltiplo. Observar e identificar o ambiente organizacional, propor melhorias em vários projectos de consultoria ou formação nas áreas da motivação, gestão interpessoal e conflitos, orientação para a liderança, trabalho em equipa, entre outros, são algumas das actividades do Psicólogo.

Muitas ainda são as formas de intervenção do Psicólogo. No desporto, nos fóruns, em associações de assistência social, em hospitais, enfim, em todo o lugar em que hajam seres humanos. O consultório ou gabinete privado é apenas uma pequena parte.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã..

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã.. mais uma vez, eu sei! (...)
Acreditar no sonho que se tem!
Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo! Quem acredita sempre alcança...
Grande música de 14 Bis cantada por Renato Russo!
Vale a pena ouvir e meditar!