Tradutor

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Você é capaz!

Conta-se que, numa tarde nublada e fria, duas crianças patinavam, sem preocupação, sobre um lago congelado. De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água. A outra, vendo que seu amiguinho se afogava debaixo da camada de gelo, pegou uma pedra e começou golpear com todas as suas forças, até que conseguiu quebrá-la e salvar seu amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:


- Como você fez isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!

Naquele instante apareceu um ancião e disse: Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: - como?

E o ancião respondeu: - Não havia ninguém por perto para lhe dizer que ele não conseguiria fazer!



Quantas vezes nos deixamos envolver ou impressionar pelas percepções e maneiras de ver o mundo daqueles que nos cercam. Aceitar como "nossas" estas crenças, sem reflexão alguma, condiciona a nossa maneira de estar e limita-nos a ação.


Aquela criança foi capaz de fazer algo notável por acreditar em sua força interior. Naquele instante, não havia ninguém para lhe dizer o contrário, nem para lhe fazer sentir inferior.


A questão central é que nós, em nosso dia-a-dia, estamos rodeados de muitos "profetas" que nos dizem a todo instante o que não somos capazes de fazer. Como superar as palavras que derrubam?


- Escute, sem tensão; mas com atenção e respeito o que lhe dizem;

- Passe pelo filtro do raciocínio a mensagem;

- Procure destacar os pontos positivos e negativos;

-Memorize apenas a mensagem que lhe fará crescer; o que não tem utilidade, esqueça;

-Entenda que as outras pessoas ainda não aprenderam uma forma melhor de se comunicar e que podem ter a intenção de ajudar (embora não o façam);

-Se reconhecer que o outro não teve intenção de colaborar consigo pense: "é o que ele tem para oferecer". Esqueça, desapegue e continue o seu caminho;

-Dedique-se ao exercício do autoconhecimento - quanto mais me conheço, melhor reconheço as minhas potencialidades, habilidades e capacidades;

-Ame-se e construa a ponte entre a esperança e o optimismo!

1 comentário:

  1. Tenho uma frase que completa esse pensamento somos loucos porque somos poucos, se fôssemos muitos eles é que seriam loucos, rs. Devemos ouvir a voz de nosso coração, apesar de sermos tachadas de loucas. Está de parabéns pelo blog, muito bem diagramado com excelente conteúdo.

    ResponderEliminar