Tradutor

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As Três Atitudes - Metáfora

1 - A do vaso, que retém e não dá nada.
2 - A do canal, que dá e não retém.
3 - A da fonte, que produz, dá e retém.


Existem seres humanos-vaso, cuja única meta é armazenar conhecimentos, objetos e dinheiro. São aqueles que acreditam saber tudo que há para saber: ter tudo o que há para ter e consideram sua tarefa terminada quando concluíram o armazenamento. Não podem compartilhar sua alegria nem por a serviço dos demais os seus talentos, nem sequer repartir conhecimento. São extraordinariamente estéreis, servidores do seu egoísmo, carcereiros de seu próprio potencial humano.

Por otro lado existem os seres humanos-canal, são aqueles que passam a vida fazendo e fazendo coisas. Seu lema é: "produzir, produzir e produzir". Não estão felizes se não realizam muitas atividades e todas com pressa, sem perder um minuto. Acreditam estar a serviço dos demais, fruto de sua neurose produtiva, quando, na verdade, agir sem parar é o único modo que têm de acalmar suas carências; dão, dão e dão; mas não retêm. Seguem dando e se sentem vazios.

Mas também podemos encontrar seres humanos-fonte, que são verdadeiros mananciais de vida. Capazes de dar sem se esvaziar, de oferecer sua água sem terminarem secos. São aqueles que nos salpicam "gotinhas" de amor, confiança e otimismo, iluminando com seu reflexo nossa própria vida.

Com qual você se identifica?




"Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega." (Lya Luft)




(autor desconhecido - site: http://www.metaforas.com.br/)

domingo, 16 de outubro de 2011

Eu quero ser feliz Agora!




Até quando?

Esta simples pergunta pode nos dizer muito!
Até quando quero viver sendo mais agressiva do que assertiva? Até quando vou procurar me defender através do ataque? Até quando vou afastar as pessoas de mim com minha fala ríspida? Até quando vou adiar as escolhas dos verdadeiros valores para a minha vida ou até quando vou deixar que estes verdadeiros valores se misturem com o que não é realmente importante para mim? Até quando vou assistir o meu filho a me copiar e vou ficar confusa por não saber o que fazer? Até quando vou deixar que eu me magoe procurando relacionamentos que não podem, à partida, satisfazer as minhas necessidades afectivas? Até quando vou dar impressão às pessoas de que não sei gerir minha própria vida?

O belo do “até quando” é que está implícito a nossa capacidade de decisão. Afirma a possibilidade de gerir e decidir a própria vida e demonstra que os resultados que obtemos é fruto do nosso plantio de ontem e, que a nossa escolha de hoje, será a realidade de amanhã. Por isso, decidir-se e trilhar um caminho buscando estratégias positivas é a melhor opção.

Depois do “até quando” podem surgir propósitos como estes: este mês farei um investimento no autoconhecimento; durante três meses terei o meu foco em leituras que me ajudem a ser mais assertiva e a melhorar a minha comunicação e imagem com os outros; hoje vou me permitir ouvir as pessoas antes de refilar ou interrompê-las; quero ser feliz e vou ser mais aberta e gentil; pensei e descobri que o que realmente valorizo na vida é.....; a partir de agora consigo ser estratégica e melhorar cada vez mais o meu desempenho profissional; decidi que a partir de hoje não permito que as pessoas me magoem várias vezes porque consigo dar retorno dos meus sentimentos e pensamentos de maneira clara, objectiva e, ao mesmo tempo, respeitosa; e tantos outros objectivos podem florescer.

Neste momento há uma certeza: "Eu quero ser feliz agora!"

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tráfico de seres humanos

Mês com muitas iniciativas louváveis! Repassando e divulgando a informação! Atenção escolas e professores!!!!




Exmos.as Docentes,



Celebra-se no próximo dia 18 de Outubro, o dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos (TSH), lançado pela Comissão Europeia em Outubro de 2007. Esta iniciativa pretende promover a sensibilização do público em geral e dos governos europeus em particular, para a grave violação dos direitos humanos que constitui o crime de tráfico de seres humanos.


A Delegação Norte da APF - Associação para o Planeamento da Família, no âmbito do seu Projecto Alerta Tráfico de Seres Humanos (do POPH/QREN), está a organizar um evento dirigido a jovens do Norte do País, com os seguintes objectivos:

-informar e sensibilizar para o fenómeno, prevenir trajectórias de risco entre os jovens portugueses, dar visibilidade a nível nacional à mensagem de combate a este crime, chegando-se a muitos outros jovens através destes pares.

Desta forma, irá realizar-se uma mega concentração de jovens especialmente do ensino secundário no dia 18 de Outubro, pelas 15 horas, na Praça dos Aliados, no Porto.


Pedimos a V. Exas a melhor divulgação interna para a presença dos vossos alunos, disponibilizando-se a APF Norte para a divulgação do mesmo, já que temos estado a dinamizar acções de sensibilização junto de inúmeras escolas e a trabalhar com um grupo de jovens mediadores junto das universidades.

O mesmo Projecto contempla a realização de acções junto de turmas ao longo de todo este ano lectivo, independentemente da presença ou não na actividade de dia 18 de Outubro. Para tal basta à Escola agendar uma reunião por forma a organizar público-alvo, momentos de intervenção e objectivos. Pela primeira vez em Portugal, damos a cara por uma causa que tem vitimado jovens a nível nacional e mundial, que através de recrutamentos enganosos, nomeadamente pelas redes sociais e Internet, encontram percursos de exploração e escravidão na procura de melhores condições de vida lá fora!


Não actuar não é opção e a presença de todos fará a diferença!

Desde já agradecemos a atenção dispensada.

Na expectativa do vosso contacto, Rita Moreira- 93 625 30 99