Tradutor

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Momento Especial!

Momento muito especial neste sábado do Clube do Riso com a visita dos nossos amigos da Appacdm Matosinhos.... foi lindo ver o sorriso que surgiu de cada um... com formas e intensidade diferentes... cada um à sua maneira... assim como deve ser! 



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Carl Rogers e Coaching

Adoro Carl Rogers...o "pai" da Psicologia Humanista... aonde será que os autores de Coaching foram buscar inspiração?

Vejam só:
"No lugar do termo “autenticidade”, às vezes tenho usado o termo “congruência”. Com isto quero dizer que quando o que estou vivenciando num determinado momento está presente em minha consciência e quando o que está presente em minha consciência está presente em minha comunicação, então cada um desses três níveis está emparelhado ou é congruente. Nesses momentos, estou integrado ou inteiro, estou inteiramente íntegro."

"Descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e posso ser eu mesmo"

"Tudo isso pode parecer uma direção muito estranha a seguir. Parece-me válida pelo curioso paradoxo que encerra, pois, quando me aceito como sou, estou me modificando."
"Atribuo um enorme valor ao fato de poder me permitir compreender uma outra pessoa. Será necessário permitir a si mesmo compreender outra pessoa? Penso que sim. A nossa primeira reação à maior parte das afirmações que ouvimos das outras pessoas é uma avaliação imediata, é mais um juízo do que uma tentativa de compreensão. Quando alguém exprime um sentimento, uma atitude ou uma opinião, nossa tendência é quase imediatamente sentir: “Está certo”, “que besteira”, “não é normal”, “não tem sentido”, “não está certo”, “não fica bem”. Raramente permitimos a nós mesmos compreender precisamente o que significa para essa pessoa o que ela está dizendo. Julgo que esta situação é provocada pelo fato de a compreensão implicar um risco. Se me permito realmente compreender uma outra pessoa, é possível que essa compreensão acarrete uma alteração em mim. E todos nós temos medo de mudar. Por isso, como afirmei, não é fácil permitir a si mesmo compreender outra pessoa, penetrar inteiramente, completa e empaticamente no seu quadro de referência. "

"É o próprio cliente que sabe aquilo de que sofre, qual a direção a tomar, quais problemas são cruciais, que experiências foram profundamente recalcadas. Comecei a compreender que, para fazer algo mais do que demonstrar minha própria clarividência e sabedoria, o melhor era deixar ao cliente a direção do movimento no processo terapêutico."

"A experiência mostrou-me que as pessoas têm, fundamentalmente, uma orientação positiva. … Acabei por me convencer de que quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo."
Carl Rogers

Aguardem os próximos post!!! 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mudar a percepção... Lila! vídeo de Carlos Lascano

(para ver o vídeo clique no título do post)


Vídeo sensível e capaz de nos fazer refletir sobre tudo aquilo que acontece dentro de nós! 

Mudar as perspectivas... criar uma forma mais positiva de "enxergar" a própria vida e tudo o que nos rodeia! 

Deliciem-se! 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Campanha Europeia 2014-2015 Gestão do Stresse e dos Riscos Psicossociais no Trabalho


Bons momentos vivenciados na quarta-feira, dia 8, no Workshop - Riscos Psicossociais na Administração Pública, no âmbito da Campanha Europeia 2014-2015 Gestão do Stresse e dos Riscos Psicossociais no Trabalho, promovido pela ACT em parceria com a Câmara Municipal de Guimarãres. 

Eu e Elis Dias dinamizamos o Workshop "Histórias para Crescer e Sorrir - histórias, contos e metáforas nas empresas". A participação foi ativa. Os olhares atentos também. O fotógrafo esteve tão atento à história e à atividade proposta que esqueceu de tirar as fotos!!! hahahaha..... 

Nossa parceiraAdriana Dihl Moraes esteve em trabalho em outras "paragens" e, já na .próxima, estará conosco. Ao lado a querida Dra. Emília Telo, Coordenadora do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA)



terça-feira, 7 de outubro de 2014

Yoga do Riso Sénior

União das Freguesias de Custóias, Guifões e 
Leça do Balio. 


Yoga do Riso Sénior





Para ver mais fotos clique aqui

Workshop - Riscos Psicossociais na Administração Pública

No âmbito da Campanha Europeia 2014-2015 Gestão do Stresse e dos Riscos Psicossociais no Trabalho, a ACT em parceria com a Câmara Municipal de Guimarãres, realizam no dia 08 de outubro de 2014 no Auditório BlackBox - Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães o Workshop - Riscos Psicossociais na Administração Pública.


A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia. As inscrições estão limitadas à capacidade da sala.

Para consultar o programa clique aqui.

Estaremos lá a dinamizar o Workshop "Histórias para Crescer e Sorrir com a equipa!"

 Eveline Carvalho Cunha, Elis Dias e Adriana Dihl!



Um novo olhar


Um casal mudou-se para um novo bairro. Na manhã do dia seguinte, enquanto tomavam café da manhã, a mulher olhou pela janela e viu sua vizinha estendendo roupas. 
Imediatamente ela comentou com o marido: 
“As roupas não estão limpas, nossos vizinhos não sabem lavar roupa, quem sabe eles precisam de um sabão melhor!”.
Durante um mês eles comentaram sobre as roupas sujas dos vizinhos. Até que um dia a mulher olhou pela janela e viu a vizinha estendendo roupas impecavelmente limpas.

Então ela disse ao marido: “Nossos vizinhos finalmente aprenderam a lavar roupa, veja como estão limpas! Quem será que os ensinou?”.
Então o marido lhe disse: “Minha querida, na verdade fui eu que acordei mais cedo hoje e limpei a nossa janela!!!”.
Assim é a vida: aquilo que vemos quando olhamos os outros depende de quão limpas estejam as janelas através das quais olhamos. Antes de criticar e buscar algo no outro para julgar, quem sabe não seja melhor perguntar se não estamos prontos para um novo olhar.
(se souberem o nome do autor, por favor, indiquem)