Tradutor

Curriculum Vitae

Vieram comigo, na bagagem, não só as recordações do país amado mas todo o histórico formativo. Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil, posso afirmar que o fascínio pelo ser humano e pelo seu desenvolvimento iniciou-se muito antes do percurso universitário.

Ainda criança acompanhava várias vezes a minha mãe, professora, à escola. Observar aquele ambiente de pura construção de personalidades, propicio à exploração, à formação de conceitos e à troca de idéias e emoções, encantava-me. Sua prática era diferente do sistema tradicional vigente e esta postura de compromisso com o desenvolvimento harmonioso do ser inspirou-me profundamente.

Aventurei-me, também, pelos caminhos do curso de Formação de Professores e tive a felicidade de conviver com mestres inquietos em relação ao percurso escuro que a Educação tomara e que nos motivaram a encontrar novas soluções para velhos problemas, de maneira criativa e em sintonia com a comunidade na qual viviamos. Esta experiência me fez desejar conhecer ainda mais o grande universo chamado “Mente Humana”. Sonhei, consegui chegar à Universidade e obtive a certeza da escolha acertada!

Além das grandes atividades do percurso académico, minha vida esteve sempre repleta de arte: música, dança e teatro. Procurei então na Pós Graduação em Arte-Educação, nos cursos de canto e técnica vocal, de teatro e contadores de histórias uma coesão maior entre a prática profissional e os valores da criatividade, expressão, comunicação, otimismo e estética que tanto contribuem para o conhecimento individual e para a transformação social.

Mudar de país e inserir-me em uma nova cultura é um grande desafio (e adoro desafios!). Observar, partilhar ideias e novos comportamentos foi muito enriquecedor. Procurei descobrir novos caminhos de atuação na Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação, na Universidade do Minho. O fato de conhecer novas realidades, quer seja em empresas ou em grupos em workshops, através das formações em Trabalho em Equipa, Motivação, Desenvolvimento Pessoal, Gestão do Tempo, Inteligência Emocional, entre outros, mais do que preencher o meu tempo de trabalho, preenche de forma positiva as minhas emoções pela grande satisfação que me proporciona.

O trabalho em psicologia voltado para os aspectos positivos do Ser Humano é o meu sentido de vida. Para acrescentar valor a esta prática surgiu a formação em Líder de Yoga do Riso, técnica desenvolvida pelo médico indiano Madan Kataria. O riso tem um poder transformador: modifica estados de humor e amplia a experiência e vivência de emoções mais positivas. Para saber como funciona é melhor experimentar no Clube do Riso!

O Coaching e suas ferramentas rondavam a minha prática através da Psicologia. Em 2011 resolvi envolver-me por completo neste processo através da Certificação Internacional em Coaching. "Coaching é um processo que tem como objetivo desenvolver, desafiar, apoiar e capacitar pessoas a atingir todo o seu potencial profissional e pessoal." O Coach auxilia o Coachee (cliente) a transformar sonhos em realidade através da construção de objetivos claros de vida e da ação orientada para resultados. 

O desejo de conhecer mais e de ter novas experiências no campo do SER me impulsionou a estudar com maior profundidade o Eneagrama, sistema que podemos considerar como um mapa de desenvolvimento humano para a elevação da consciência. Conhecer traços e tipos psicológicos, neste sistema, serve como um guia de auto libertação. Por isso, aproveitei a oportunidade de realizar em 2013 Certificação Internacional em Eneagrama 360º e Eneacoaching com Khristian Paterhan em Portugal. Venha descobrir os caminhos do eneagrama que te conduzem ao autoconhecimento, bem-estar e despertar! 



"A Lembrança de Si é um momento de vontade. Não é um pensamento, é uma ação". 
P. D. Ouspensky


Abro aqui meu espaço, minhas ideias, minhas emoções para partilharmos a vida!


Eveline Carvalho Cunha