1- Comece por colocar as mãos por cima do umbigo e observe-as um momento. O mais natural, para si que é ansioso, é que elas pouco ou nada mexam. Deixe-se disso: olhe para as mãos e imagine que tem um balão dentro da barriga, imediatamente por baixo do umbigo. Durante todo o exercício, sempre que inspirar, imagine que está a encher esse balão – não se preocupe com o resto do corpo. Ao "encher" o balão, a caixa torácica expande-se, os ombros relaxam e todo o corpo se acomoda à entrada de ar.
2 - Sempre que expirar, imagine que está a deixar que o ar saia suavemente do balão. Faça-o muito suavemente, sem fazer qualquer esforço.
3 - Inspire pelo nariz, para filtrar as impurezas do ar, e expire pela boca, entreabrindo levemente os lábios. Não se preocupe, que o ar sai sozinho, e assim aproveita para relaxar as cordas vocais.
4 - Inspire durante 4 segundos de uma forma suave e continuada. Sem fazer qualquer pausa, comece a expirar, durante 8 segundos, também de uma forma continuada. Depois, faça uma pausa durante o tempo que lhe for confortável. Pode começar pelos 2 segundos e, depois, ir adaptando ao seu próprio organismo. Se for daqueles que não liga à música, é provável que não tenha noção da duração de um segundo. Aceda ao site www.metronomeonline.com, posicione o cursor no valor 60 (significa 60 batidas por minuto) e conte 1 segundo por cada batida que ouvir. Um ciclo de respiração é composto por ‘inspiração-expiração-pausa’, por isso, faça 5/10 ciclos de respirações sempre que se sentir acelerado, durante o dia, e quando se deitar e/ou se sentir agitado.
Com o apoio de Oficina de Psicologia
Sem comentários:
Enviar um comentário