Tradutor

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Riso e o Ambiente de Trabalho

Em algumas empresas ainda há a crença de que "rir" enquanto se trabalha é falta de respeito e/ ou demonstra que o profissional não está a trabalhar. Um engano. O riso cria um ambiente agradável, relaxa e favorece a rapidez de raciocínio e a capacidade de encontrar soluções para determinado problema. É claro que tudo tem seu momento e sua hora. Em muitas situações é necessário concentração e foco e, isto, não é sinónimo de mau humor e cara feia.  

O riso proporciona vantagens para a saúde física pois reduz a dor (já que libera endorfinas, melhorando a função imunológica) e diminui as hormonas do estresse. Aumenta a liberação de células e anticorpos que combatem as infecções, reduz a pressão arterial ao aumentar o fluxo sanguíneo.
O riso também traz benefícios sociais: Fortalece as relações, Melhora o trabalho em equipa, Ajuda a resolver os conflitos, Promove a união do grupo. 
Transcrevo uma boa reflexão a respeito do riso no ambiente de trabalho, retirado do livro de Daniel Goleman. Richard Boyatzis e Annie Mckee - Os Novos Líderes. 

"Em qualquer local de trabalho, o barulho dos risos é um indicador da temperatura emocional do grupo, proporcionando um sinal seguro de que as pessoas estão envolvidas com o coração e não só com a cabeça. Além disso, rir no trabalho tem pou
co a ver com pessoas que contam anedotas: num estudo sobre 1200 episódios de riso em situação de interação social, o riso surgiu quase sempre como reação a observações vulgares do tipo "prazer em vê-lo" e não como reação a gracejos. Uma boa gargalhada transmite uma mensagem amistosa que dá segurança: estamos na mesma onda, entendemo-nos bem. Indica confiança, bem-estar mútuo, sentimentos comuns sobre o mundo; tal como o ritmo de uma conversa, rir é um sinal de que, de momento, está tudo bem."

Deixo também estes links para lerem esta reportagem: 4 Razões para rir mais no trabalho 


Fonte: Revista Época. 



Sem comentários:

Enviar um comentário