Tradutor

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Equipamentos que detectam sorriso e promovem bem-estar!


Ciência e tecnologia, cada vez mais, se unem para gerar bem-estar as pessoas. 

Os designers coreanos, Kim Jungwoo, Ju Yongjun, Lee Jongmoo & Kim Taehwan, inventaram um curioso aparelho (despertador) com o nome de “The Smile Alarm Clock”Um aparelho para que nós não nos esqueçamos de sorrir.

O aparelho faz tudo o que qualquer outro despertador também faz. No entanto, a grande diferença deste projeto está ligada à função de acordar as pessoas.

Em vez de, simplesmente, pressionar um botão para interromper o alarme sonoro, o Smile Alarm Clock, necessita que a pessoa sorria em frente à câmera presente no aparelho. Somente assim, com um sorriso, é que o dispositivo pára de fazer barulho. 

Os inventores acreditam que se nós sorrirmos ao acordar as nossas chances de ter um bom dia são maiores!  Isto se deve aos estudos que evidenciam que mesmo um sorriso "forçado" ou "ensaiado" é capaz de diminuir o estresse e a ansiedade, reforçar a imunidade, relaxar a tensão muscular e diminuir a dor.  Enquanto nos rimos libertamos grande quantidade das hormonas da alegria: endorfina, dopamina e serotonina, responsáveis, em grande parte, pela nossa sensação de bem-estar.

O despertador funciona de modo fácil: quando o alarme dispara, ele exige que o usuário coloque o rosto na frente da câmera do aparelho, que possui recursos de reconhecimento facial. A única maneira de parar a barulheira do despertador é sorrindo para a câmera. O design do despertador é moderno e elegante, lembrando um smartphone. Enquanto a câmera faz a leitura do rosto, o despertador possui um display que encoraja o usuário a sorrir mais. O alarme possui três níveis diferentes: o primeiro aparece caso o seu sorriso seja muito fraco e pede para que você sorria; o segundo encoraja a sorrir mais; já o terceiro lhe deseja um bom dia e interrompe o toque do alarme!


Além do despertador temos outras novidades. A Universidade de Tóquio desenvolveu um equipamento que tem objetivo de tornar o sorriso uma parte mais comum do dia a dia das pessoas. Ele faz com que a expressão facial sirva de “passe” para que certas ações sejam completadas, como abrir a geladeira/ frigorífico ou uma porta.

O dispositivo possui uma máquina fotográfica que identifica sorrisos, que é ligado a um display com luzes que mostram se a pessoa está sorrindo ou não. Quando acoplado à geladeira/ frigorífico, por exemplo, a porta do eletrodoméstico é aberta com muito mais facilidade quando o sorriso do usuário é registrado.

Os pesquisadores destacaram, também, outras aplicações do dispositivo, como em salas de reunião. Somente os participantes que sorriem para a câmera podem entrar, deixando o ambiente mais descontraído.

Veja o vídeo sobre este dispositivo clicando aqui .

                                                                      (fonte G1 - Globo)

Vivemos em um mundo repleto de pessoas solitárias, depressivas e angustiadas. Estes dispositivos podem auxiliar na cura ou no cultivo do bem-estar diário. É claro, que não deve ser a única estratégia. A convivência, o contato com o outro e o diálogo são essenciais para reverter estes casos ou preencher a vida de uma pessoa de alegria. Somando-se as alternativas, com certeza, todos nós teremos muito a ganhar!!!


O riso é um "medicamento" 100% orgânico, gratuito e contagiante, idealizado pela fisiologia humana para ser consumido sem moderação. "


Sem comentários:

Enviar um comentário