Tradutor

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Meu Caminho



Vieram comigo, na bagagem, não só as recordações do país amado mas todo o histórico formativo. Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil, posso afirmar que o fascínio pelo ser humano e pelo seu desenvolvimento iniciou-se muito antes do percurso universitário.


Ainda criança acompanhava várias vezes a minha mãe, professora, à escola. Observar aquele ambiente de pura construção de personalidades, propicio à exploração, à formação de conceitos e à troca de idéias e emoções, encantava-me. Sua prática era diferente do sistema tradicional vigente e esta postura de compromisso com o desenvolvimento harmonioso do ser inspirou-me profundamente.


Aventurei-me, também, pelos caminhos do curso de Formação de Professores e tive a felicidade de conviver com mestres inquietos em relação ao percurso escuro que a Educação tomara e que nos motivaram a encontrar novas soluções para velhos problemas, de maneira criativa e em sintonia com a comunidade na qual viviamos. Esta experiência me fez desejar conhecer ainda mais o grande universo chamado “Mente Humana”. Sonhei, consegui chegar à Universidade e obtive a certeza da escolha acertada!


Além das grandes actividades do percurso académico, minha vida esteve sempre repleta de arte: música, dança e teatro. Procurei então na Pós Graduação em Arte-Educação, nos cursos de Canto e técnica vocal e de teatro uma coesão maior entre a prática profissional e os valores da criatividade, expressão, comunicação e estética que tanto contribuem para o conhecimento individual e para a transformação social.

Mudar de país e inserir-me em uma nova cultura é um grande desafio (e adoro desafios!). Observar, partilhar ideias e novos comportamentos foi muito enriquecedor. Procurei descobrir novos caminhos de actuação na Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação, na Universidade do Minho, e hoje a área da formação, mais do que preencher o tempo de trabalho, preenche de forma positiva as minhas emoções pela grande satisfação que me proporciona.


Abro aqui meu espaço, minhas ideias, minhas emoções para partilharmos a vida!

Eveline Carvalho Cunha

"Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito, aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a acção. E, quando tudo mais faltasse, deixaria um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
(
Mahatma Gandhi)

1 comentário:

  1. Prima... falar de vc é como falar do sol... vc irradia energia por onde passa!! Vc é especial aonde estiver e leva felicidade a qualquer pessoa, basta sorrir!
    Tenho certeza que vc conseguirá vencer. Ou pelo menos, na sua busca, vc ajudará outras pessoas a encotrarem seu caminho, porque vc é disciplinada, obstinada, tem dicernimento e é cativante.
    Continue persistindo levando seu conhecimento, sua energia e simpatia para todos que cruzarem seu caminho!
    Estarei sempre torcendo por vc! Quero que seja feliz!
    Te amo muito...
    Sua prima... amiga de sempre
    Flávia

    ResponderEliminar