Tradutor

domingo, 15 de novembro de 2009

Autoconhecimento - sentido para a vida


Participei de mais um Seminário sobre Coaching! Estes encontros são positivos pois além de trocarmos informações também movimentamos nossas emoções!!! O palestrante, Dr. Viana Abreu, como habitual, mobilizou nossa atenção, mente, corpo e sentimentos.

Encontrar um sentido para a vida em meio à mudanças tão aceleradas do mundo torna-se o grande desafio da actualidade. Conjugar o "tempo individual" com o "tempo do mundo" não é tarefa fácil e é preciso nos conscientizar da necessidade do crescimento pessoal para o enfrentamento saudável destes desafios e para que este crescimento contribua também de forma concreta para a construção do bem comum. Somos seres interdependentes, não podemos nos esquecer disto!

A questão que se coloca, então, não é só a de conseguirmos viver em equilíbrio em meio à tantas transformações mas, também, a de nos tornarmos agentes de mudanças positivas para o ambiente familiar, de trabalho, para a nossa comunidade e para a sociedade. Conseguimos tudo isto? Qual o caminho?

O primeiro passo é o da busca do crescimento – o auto-conhecimento como percurso para encontrar um sentido para a vida. É preciso fazer a parte que nos cabe. O psicólogo auxilia o indivíduo nesta trajectória mas a decisão de caminhar é sempre individual.

Costumamos fazer muitos investimentos: casa, estudos, relação amorosa… mas qual o investimento feito para o próprio crescimento?

Voltaremos a falar sobre isto!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário