Tradutor

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Experimente doar-se!!!!


Tens um pouco do teu tempo para doar?? Com certeza, tens! O que é necessário saber é se queres ou se este exercício de doação está na tua lista de prioridades!?
Regularmente, eu e mais um grupo de crianças e jovens e alguns "jovens maduros" (rsrs), realizamos visitas a algumas instituições de assistência social. Neste sábado estivemos em Braga, no Centro Cultural e Social de Santo Adrião, partilhando alegrias, histórias, música e, é claro, um belo bolo de ananás com os idosos internos.
A experiência da visita ou do "reservar um tempo para aquela tarefa" é para as crianças e jovens muito positiva. Primeiro, eles planeiam o que pretendem fazer, organizam materiais, confeccionam e escolhem as músicas a cantar, enfim, aprendem a trabalhar em equipa, de forma organizada, desenvolvendo competências sociais e de organização.
Durante a visita, além do desenvolvimento da capacidade de falar em público (de mensagens positivas!) aprendem a ouvir as belas histórias daqueles idosos com muita atenção e respeito. Colocam-se à disposição para ajudá-los a caminhar pelo lar e preocupam-se com a limpeza do local depois de realizarmos algumas actividades com papéis. Todos querem ajudar a servir o "lanche" e ficam a espreitar quando terminam para recolherem o lixo. Riem, divertem-se, como se estivessem em um grande parque de diversões!!!
Reflectimos, então, no que muitos pais e professores dizem "eu falo tanto para este menino ser educado, ouvir os outros, respeitar os colegas... ele não sai da frente do computador", mas é preciso compreender que não adianta só falar. É necessário dar o exemplo, é necessário fazer com que passem por experiências que as permitam analisar várias realidades (mediadas pelos adultos) e desenvolvam a empatia, a capacidade de escuta, a compaixão, o raciocínio organizado, entre outros. Estas competências são apontadas pelos investigadores como essenciais para o sucesso pessoal e profissional dos adultos. Para que estejam em pleno na vida adulta é preciso que estas competências sejam desenvolvidas durante a infância e adolescência.
Já para os adultos, como nos diz Goleman, "o auxílio ao outro é um grande antídoto ou minimizador da depressão." Quando voltamos a nossa atenção aos outros a desviamos dos próprios problemas ou dos pensamentos "ruminantes" de preocupação e, consequentemente, melhoramos os níveis de ansiedade. Desta forma, o organismo deixa de secretar hormónios que nos preparam para "lutar ou fugir", hormónios excitantes ou paralisantes e passa a secretar hormónios que nos trazem bem estar e, consequentemente, mais tranquilidade e relaxamento. O contínuo desenvolvimento da empatia e de formas mais optimistas de ver a vida (reconfiguração cognitiva) proporciona maior equilibrio, melhor saúde mental e controlo das emoções.
Experimente doar-se!!!! Vais ver que ganhas muito mais!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário