Tradutor

segunda-feira, 5 de julho de 2010

“Por que não procuras um Psicólogo?”


É provável já ter ouvido alguém responder à pergunta: “Por que não procuras um Psicólogo?” com a seguinte resposta: “EU?! Não! não sou maluco!”.
Esta crença ou ideia de que o Psicólogo trabalha somente com pessoas em desequilíbrio ou com patologias mentais (vulgarmente denominadas como malucos, loucos, etc.) é errónea e preconceituosa. De facto, o Psicólogo é chamado a intervir em casos de graves patologias ou distúrbios de conduta, o que é natural, pois estuda o comportamento e os processos psicológicos (emoção/pensamento) do ser humano.

Ora, o médico trata do doente e das suas doenças, mas orienta também as pessoas “sãs” para a prevenção das doenças, incentivando vários comportamentos saudáveis. Da mesma forma, o Psicólogo trabalha com os indivíduos em processos patológicos mas, também, intervém com propostas de desenvolvimento pessoal e de promoção da saúde mental numa perspectiva preventiva. Estas acções têm como objectivo melhorar a qualidade de vida de qualquer ser humano, proporcionando-lhe maior equilíbrio e bem-estar, desenvolvendo competências que o ajudarão a melhorar o desempenho profissional e o relacionamento interpessoal.

Assim, apesar das muitas as teorias e formas de trabalho, na vertente da consulta Clínica, o psicoterapeuta tem como função ajudar o paciente a elaborar, resolver, reflectir, reconfigurar e/ou renovar o significado dos seus medos, crenças, angústias, perdas, depressões, etc., de maneira a conquistar o equilíbrio e o bem-estar psicológico, físico e emocional. Com o auxílio da linguagem (fala) e/ou das actividades lúdicas, da música e/ou do desenho, o psicoterapeuta aproxima inteligência e emoção, para que o indivíduo possa obter mais sucesso em seus empreendimentos, a nível laboral, familiar ou interpessoal.

Na vertente Educacional, a prevenção é a palavra do momento! Observar e orientar professores, alunos e pais a utilizarem estratégias variadas e adequadas ao desenvolvimento intelectual, social e emocional de cada um é também função do Psicólogo. Grupos de Técnicas de Competências de Estudo, Orientação Profissional, desenvolvimento de projectos de Competência Social e Emocional e Competências Parentais são algumas das acções preventivas do Psicólogo escolar/educacional, além da tradicional intervenção com crianças e jovens com distúrbios de aprendizagem, comportamento e hiperactividade.

O trabalho do Psicólogo no âmbito das Organizações também é múltiplo. Observar e identificar o ambiente organizacional, propor melhorias em vários projectos de consultoria ou formação nas áreas da motivação, gestão interpessoal e conflitos, orientação para a liderança, trabalho em equipa, entre outros, são algumas das actividades do Psicólogo.

Muitas ainda são as formas de intervenção do Psicólogo. No desporto, nos fóruns, em associações de assistência social, em hospitais, enfim, em todo o lugar em que hajam seres humanos. O consultório ou gabinete privado é apenas uma pequena parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário