Tradutor

domingo, 23 de maio de 2010

Dá um abraço?

Quer um abraço?


Recebemos um e-mail indicando que dia 22 de Maio é o Dia do Abraço. Sendo verdadeiro ou não, resolvemos falar um pouco sobre este poderoso instrumento universal de conexão entre as pessoas, capaz de dar significado a alguns sentimentos aos quais a palavra, muita das vezes, não consegue significar.


Um abraço pode denotar muitas coisas, no entanto, está intrínseco a este acto a manifestação de carinho, de afecto e de sentimentos, a partilha de emoções, a demonstração de apoio e protecção.
O abraço não é exclusivo dos seres humanos. Os animais abraçam-se devido a um comportamento instintivo de protecção e carinho. Os seres humanos possuem a base instintiva do comportamento de abraçar, entretanto, conseguem atribuir significados múltiplos ao abraço devido às suas capacidades de raciocínio e de memória das emoções.


O abraço significa ligação e uma das primeiras ligações dos indivíduos é com a mãe. Estudos indicam que a oxitocina (hormona da “ligação e do amor” e que possui um papel importante nas emoções sociais, sendo também um bloqueador das hormonas que produzem stress) existe para a criação de laços maternais de confiança, laços de amizade e até para a atracção física.


Investigações na Universidade da Carolina do Norte têm demonstrado que abraçar aumenta os níveis de oxitocina (1):
-Mulheres e homens mostraram níveis mais altos de oxitocina após abraçar;
-Pessoas em relações amorosas apresentaram níveis maiores desta hormona;
-O abraço de um ente querido reduziu, num grupo de mulheres, os níveis de cortisol bem como produziu efeitos cardioprotetores diminuindo a pressão sanguínea e a frequência cardíaca. (Nota: o cortisol é uma hormona que aumenta a pressão sanguínea, o açúcar no sangue e prejudica o sistema imunitário);
-Bebés que não possuem contacto físico frequente com seus pais apresentam problemas comportamentais mais tarde com a família e grupo social.


Concluiu-se, então, que o abraço é bom para a saúde pois ajuda a restabelecer o equilíbrio psicofisiológico diante dos mais variados agentes stressores actuais, causa um aumento substancial do comportamento confiante já que, o contacto físico, cria uma ligação saudável entre as pessoas e promove o bem-estar.


Um abraço é tão bom!!! É através deste gesto que emoções, sentimentos e ideais são materializados. Abraçar faz com que tenhamos uma atitude mais positiva diante da vida e dá-nos a sensação de aconchego, de amparo e de protecção tornando-se um poderoso antídoto contra a depressão.


Não podemos nos esquecer de que um sorriso também nasce de um abraço!!!


Vejam este filme e abracem a quem lhes apetecer e anote os efeitos e resultados em sua vida. Depois venham partilhar connosco!

Estão preparados para este exercício tão agradável?


Nós estamos!!! Enviamos então o nosso abraço!!!!

(1) Fonte: http://www.institutodafelicidade.org

Sem comentários:

Enviar um comentário