Tradutor

segunda-feira, 28 de março de 2011

Transformando pensamentos!



  1. Analise que tipo de pensamentos negativos tens, por exemplo: Sou estúpido, burro; Não vou conseguir; Não sou capaz de fazer nada direito; Tudo de mal acontece comigo ou isto só acontece comigo; Sou um perdedor; Nunca serei ...suficientemente bom; Esta depressão não vai passar nunca; Estou velho/a para aprender; Mesmo que me esforce nunca conseguirei; Sou assim e não tem jeito de mudar; O mundo não tem jeito entre... muitos outros.


  2. Verifique em que medida (intensidade – 1 a 10) ele lhe causa desconforto e limita as tuas acções, o teu crescimento e bem-estar.;


  3. Identifique as emoções (medo, ansiedade, irritação, tristeza...) associadas aos pensamentos;


  4. Reflita sobre as tuas crenças: Escolha as crenças limitadoras mais significativas neste momento e questione sua validade. De que maneira interferem em suas ações e lhe impedem de conquistar os objectivos planeados? Pense e escreva afirmações positivas que se contraponham aos seus pensamentos negativos. Por exemplo: Sou capaz de realizar o que desejo empenhando-me em aprender e agir; Amo a vida e a mim mesmo e por isso cuido de minha saúde física e mental; Todos tem a possibilidade de mudar e crescer, eu quero ser feliz e aceito as mudanças; O mundo está sempre em transformação, faço parte dele e contribuo para sua melhoria. Esta é uma fase (depressão). Estou a aprender a me conhecer melhor. Agora vou investir no meu bem-estar e ultrapassar esta etapa.


  5. Lembre-se: Desporto, dança, riso, artes em geral, terapia, são excelentes instrumentos (comprovados!) para nos ajudar a sair do estado de negativismo e depressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário