Tradutor

segunda-feira, 28 de março de 2011

Você é um procrastinador (a) ?



Você sabe o que é procrastinar?

Procrastinar é deixar para amanhã o que deve e pode ser feito hoje. Procrastinar, do latim procrastinare, descrito pelos dicionários como o ato de adiar, delongar, demorar, espaçar ou, simplesmente, transferir para o outro dia.


Do ponto de vista psicológico, a procrastinação pode ser entendida como uma dificuldade em definir prioridades a partir de elementos não emocionais. Em outras palavras, dificuldade em definir o que vai ser feito a partir do seu grau de importância e, não, do prazer (ou não) que a tarefa irá causar.


Na verdade, não há nada de errado em deixar para depois alguma coisa, uma vez ou outra. Adiar a resposta a algum e-mail, deixar para cortar o cabelo na próxima semana, prorrogar para o próximo mês o início da leitura de um livro. É normal e humano. A "doença" só começa a incomodar quando a procrastinação se arrasta, torna-se habitual e afeta tarefas extremamente importantes, comprometendo o bom desempenho.


A condição psicológica que move uma pessoa a praticar uma ação, chama-se motivação. As pessoas eficazes possuem um senso de propósito bem definido e um planeamento bem estruturado. Conseguem manter a motivação na medida em que focam seus objectivos e estabelecem prioridades. As pessoas eficazes raramente procrastinam.


Podemos identificar alguns tipos de procrastinadores:


- Procrastinador emocional: o que não consegue fazer nada que não atenda às suas necessidades imediatas. Na filosofia poderia ser classificado como um hedonista. O que dá prazer faço agora, o que não oferece satisfação, deixo para depois.


- Procrastinador estressado: o que qualifica todas as tarefas, ou a maioria delas, como barreiras quase intransponíveis. O stress que alimenta em seu dia a dia ocasiona paralização do pensamento e da ação. O estressado tem a tendência em não confiar em suas próprias habilidades para resolver os problemas cotidianos e, por isso, ao desesperar-se acaba por adiar seus compromissos.


- Procrastinador confuso: o que é incapaz de priorizar. Embaralha as tarefas aleatoriamente, sem uma cronologia que obedeça à lógica simples de se fazer primeiro o que é mais importante, e depois o restante. Acaba tendo que deixar para amanhã alguma coisa que tinha que ter sido feita hoje.


- Procrastinador atemporal: o que não tem mesmo a noção de tempo. Perde a noção das horas e se deixa absorver pelas tarefas;

- Procrastinador preguiçoso: o que acha que nada é mais importante do que seu conforto. É o tal que acredita que o que é vital hoje será importante amanhã e secundário depois de amanhã. Portanto não há nada que o tempo não resolva. Deixa quieto! - Procrastinador folclórico: o que se orgulha de ser o que deixa pra depois, pois não tem outra maneira de se diferenciar dentro da família e da empresa.

Alguns princípios básicos para vencer a procrastinação:


-PLANEIE o trabalho semanal e diário; crie objectivos e metas;


-CLASSIFIQUE as actividades em importância e urgência;


-DESCUBRA suas prioridades, valores e motivações;


- AGRUPE as atividades relacionadas;


- SELECIONE os assuntos mais importantes para serem tratados nos períodos do dia em que a sua energia e concentração estão mais elevadas;


-Utilize um check-lists das tarefas e atividades;


-CRIE PRAZOS DE EXECUÇÃO E FINALIZAÇÃO: Eles são importantes para a organização mental e o sentimento de compromisso.


- TORNE rentável o espaço entre os acontecimentos;


-CONTROLE o tempo dos telefonemas (pessoais e profissionais);

-CONCENTRE-SE: A forma mais fácil de procrastinar é ao se distrair. Dê atenção às tarefas. Evite telefones, e-mails e tentações da internet.

-PROGRAME algum tipo de recompensa ao realizar o trabalho proposto.


Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário