Tradutor

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Preocupações...

Olá! Muitas vezes nos preocupamos em demasia com situações e pessoas. O hábito de preocupar-se (pré-ocupação - ocupar a mente de maneira antecipada e desnecessária) pode ser confundido com o conceito de cautela e prevenção. Então veremos:

Preocupar-se é natural. É sinal de que estamos com a atenção voltada para alguma questão que, momentaneamente, pede de nós um foco, uma solução, uma observação. Nesse sentido, a preocupação assume um papel de inquietude e cuidado. É aceitável em seu estágio inicial pela função de alerta (como uma sirene que nos chama a atenção). Este estado deve nos ajudar a ponderar e analisar o momento presente e a pensar sobre as diversas consequências e alternativas, quer sejam positivas ou negativas, de nossas acções e nas dos outros. 

O grande desafio é fazer com que a preocupação não se torne um hábito e que os nossos pensamentos não se tornem ruminantes no vai e vem de negatividade. Ao nos preocuparmos e interpretarmos, de maneira regular, os momentos vividos como ameaças e/ou desagradáveis, uma série de reacções físicas e emocionais acontecem: hormonas (consideradas do ciclo do Stress) são "descarregadas" no organismo causando-nos doenças; a ideia fixa e antecipada gera grande ansiedade e desequilíbrio; estas ideias podem se associar dando vez aos pensamentos catastróficos; neste estágio o foco pensamento/emoção está nas coisas ruins que imaginamos que irão acontecer. Este ciclo negativo é desgastante emocionalmente e fisicamente. Nos torna frágeis, diminui a alto-estima por nos dar a sensação de que não controlamos a vida e estamos abandonados; a depressão surge. 


Por isso, neste momento, é importante reafirmar que tudo acontece na interacção pensamento e emoção. A forma como vemos o mundo determina o mundo que vivemos. Somos protagonistas da nossa própria história e podemos escrever novos capítulos no livro da vida. Alterando o filtro pensamento/emoção, alteramos tudo a nossa volta. Transformar pensamentos catastróficos em ideias mais otimistas e serenas é um bom caminho. Conhecer nossas crenças limitantes e sobrepor com crenças potenciadoras, é libertador. Devemos ressaltar que a estrada pode ser longa e pode exigir de nós muita persistência, esperança, coragem e fé! 

Para atingirmos o objectivo de maneira mais fácil, nada melhor do que utilizarmos estratégias eficazes: o riso, a música, a dança, a convivência, o exercício físico, a meditação, o relaxamento, o trabalho voluntário, e muitos outros... Todos eles são capazes de nos injectar ânimo para o próximo passo!


Deixo aqui estas belas palavras:






1 comentário: