Tradutor

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Poder do Elogio

Este texto vou repassar na íntegra! Foi retirado do jornal Boas Notícias! 
Mais uma bela confirmação sobre o poder do Reconhecimento e do Elogio no desempenho das pessoas. 
Este é um ponto muito importante que abordo nas formações sobre Liderança e Trabalho em Equipa nas empresas. Muito bom ver, cada vez mais, estudos nesta área. 



Os elogios podem ajudar à obtenção de um melhor desempenho, quer seja na escola, no trabalho ou durante um processo de reabilitação. A conclusão é de um estudo japonês que constatou que este tipo de "recompensa" social conduz a melhores performances por parte de quem vê o seu esforço reconhecido. 
 
Um estudo, realizado por investigadores do National Institute for Physiological Sciences do Japão e coordenado por Norihiro Sadato, sugere que os indivíduos tendem a produzir trabalhos com maior qualidade quando recebem elogios, pelo que uma avaliação positiva poderá ajudar, por exemplo, a melhorar o desempenho dos alunos em ambiente de sala de aula.
 
Segundo os investigadores, quando ouvimos comentários agradáveis acerca de uma tarefa que efetuámos, o nosso cérebro recebe uma estimulação idêntica à que é recebida quando recebemos dinheiro, sendo que a satisfação obtida é semelhante. "Para o cérebro, receber um elogio é uma recompensa tão grande a nível social como receber dinheiro", explica Sadato.
 
Para chegar a estas conclusões, publicadas na revista científica PLoS ONE, os investigadores analisaram 48 adultos. Os voluntários foram convidados a aprender e completar um padrão específico com os dedos num teclado o mais rapidamente possível em apenas 30 segundos. 
 
Depois de aprendida a sequência, os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro grupo desempenhou a tarefa na presença de um avaliador, que elogiou cada um dos seus elementos individualmente após a sua conclusão, o segundo envolveu elementos que observavam os colegas a ser elogiados sem receberem, eles próprios, elogios, e o último contou com voluntários que foram convidados a avaliar o seu próprio desempenho. 
 
De acordo com a equipa, quando foram convidados a repetir o exercício no dia seguinte, os elementos do grupo que tinha recebido elogios diretos e individuais de um avaliador foram os que obtiveram melhores desempenhos, o que indica que ser reconhecido estimula a consequente realização de tarefas com mais qualidade.
 
"Com este estudo obtivemos evidências científicas de que as pessoas têm uma melhor performance quando recebem um elogio depois de completarem determinado exercício", finaliza o coordenador do estudo.

Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês).



Sem comentários:

Enviar um comentário