Tradutor

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Correr descalço; ser leve e sorrir!


Hoje temos um grande convidado no Blog... João Pedro Pereira, um atleta de corrida. Um atleta que corre descalço... e Corre com o coração! Corre para sorrir e para fazer as pessoas sorrirem! Ele encontrou o seu modo próprio de se sentir bem, relaxado e feliz. Leiam e se emocionem com a experiência deste amigo de caminhada da vida! E você, já descobriu o que lhe faz bem?

Quem quiser conhecer mais, clique no link  do blog do João Pedro:
 http://correrdescalco.blogspot.pt/

O que é? Porquê? E como começou?
Em busca de alegria, de sorrisos e bem estar. A minha liberdade no mundo.
Em busca de forma física, de um momento para descontrair e de uma
pergunta a mim próprio.
Aquele silêncio em que nada mais existe a não ser movimento.
Leve e divertido. E é tão simples como o acto de respirar.
Dei-me conta que precisava de algo mais para me descontrair.

Correr tem muito significado para mim e para o meu dia a dia.
Faz parte de mim e de quem realmente sou.

Mas como o fazia de determinada forma tinha momentos em que a
descontração não acontecia por mais que o desejasse.
Eu não tinha o feedback total do corpo que precisava para me
descontrair durante certas corridas.

Depois de correr e descalçar as sapatilhas, pousava os pés descalços
no chão e era quando me sentia totalmente relaxado.
E com um simples inspirar e expirar o ar lá vinha o sorriso vindo do nada.
Hum...
Começo a olhar para os pés, para as sapatilhas e procuro entender o
que me levou a usar o calçado de amortecimento em primeiro lugar.
Desde as primeiras vezes que corri, qualquer calçado que tivesse nos
pés servia. Depois esqueci-me disto com o passar do tempo.
Eu queria era correr e simplesmente fazia-o.

Não havia mais nada a não ser o tal movimento que adoro. Correr.
Era a minha terapia regular e mais natural que alguma vez poderia ter.

Comecei deste modo a caminhar e a mexer-me. Sentia-me sempre bem com isto.
Todos nós o podemos fazer. De forma divertida e leve.
Esta a minha primeira aproximação pessoal ao desporto.

O melhor e mais natural exemplo reside em todos nós.
Está presente nas crianças que tanto se divertem a brincar e correr.
Têm em si a forma mais natural de o fazer. Leveza e diversão. Ao
alcance de qualquer um.

Passados cerca de 7 anos a correr pela minha saúde e bem estar começa
a faltar algo mais.
A descontração que de vez em quando falhava. Isto punha-me a pensar.
Olho para os pés e percebo que aquilo que não me fazia diferença
nenhuma desde que começara a correr estava a interferir. As
sapatilhas.
Mas eram as sapatilhas só por si? Não. Eram vários factores.

Tinha perdido a minha forma natural de correr que me fazia sentir leve.
Comecei a caminhar descalço e parei a corrida com calçado de
amortecimento por uns tempos.
Esse tempo passou. Um ano e três meses em que tudo mudou.

É preciso saber para pensar. Fiz isto enquanto parte dos meus treinos.

Ao sabor de cada passo descalço sinto o sorriso a sair-me do rosto.
É mais forte do que eu.

Estava no mesmo lugar como quando comecei a caminhar.
Os sorrisos eram automáticos.
Senti-me ligado. A quê?
Ainda não sabia bem o quê, mas a conexão estava lá.
Parava a sensação de vazio dentro do corpo e dos pensamentos
desvairados dos bombardeios constantes da mente.

Começo a procurar informação e colocar questões a mim mesmo.
Porquê descalço? Sem perceber comecei-me a ligar de novo à terra.
O lugar de onde surgimos e que muitas vezes nos isolamos dele sem nos
darmos conta.

Aqui está o ponto principal para me sentir relaxado e conectado de novo à terra.
Descarrego todo o stress regularmente. Começo a sentir e associar a
informação à parte prática.
A paz dentro de mim é automática mal toco o chão com os pés.

Começo a exercitar os pés tal como o resto do corpo.
Enfraquecidos pelo controlo dos calçados de amortecimento.
A nossa base de sustenção.
A falta desse trabalho natural não  funcionava há muito tempo.
Começo assim um novo caminho.

Em busca do meu equilíbrio sinto-me livre como sempre.

Desta vez desprovido até do calçado.
Encontro no correr descalço vários benefícios.
O feedback que eu tanto procurava para manter o corpo relaxado durante a corrida.
Começo tudo de novo. Desta vez descalço.
Um minuto hoje, dois minutos amanhã e por ai fora. Pois precisava de
reabituar os pés a trabalharem de novo.
Um dia de descanço e depois noutro dia volto a treinar novamente os pés.

Na velocidade de um passo seguido de outro fui sentido força nos pés.
Tal como o sentia no resto do corpo à medida que me ligava à terra e
me descontraia totalmente.
Aos poucos e sem exageros sabia exactamente o que podia fazer e não fazer.
Em função das minhas capacidades físicas desses momentos.

Gradualmente trabalhei os pés tal como comecei a caminhar antes de
conseguir acumular tempo e distância nas minhas corridas.
Nunca tinha achado um sentido de vida tão grande para o que faço.

Pois eu não me conseguia suster um dia inteiro em cima dos meus próprios pés.
Fazia as caminhadas regulares descalças com total descontração.

Começo a passar os dias com os pés acentes no chão, com força e conforto.
Dou por mim a sentir uma passada curta e natural na minha corrida.
Recupero a leveza e diversão que me fez começar a querer correr.

Com o mais simples e maior benefício de todos. Sentir-me conectado e relaxado.

E desde de Outubro de 2011 nunca mais parei de estar descalço em todos
os momentos possíveis.

Agora através do mais simples calçado, duma simples protecção na sola
dos pés é o suficiente.

A capacidade para usar calçado que deixe os pés fazerem o seu trabalho
naturalmente faz-me sentir bem.
É uma maneira de estar na vida com saúde e bem estar.

Sinto-me bem todos os dias ao acordar.
Sinto aquele sorriso ainda sem abrir os olhos para ver a luz do sol.
Isto não tem preço.

Este é o meu caminho desde que me descalcei.
Porque procuro as minhas capacidades físicas e mentais que desconheço.

A correr também treino o sorriso, pois este é o meu pequeno segredo
para contornar os obstáculos.
Partilho a minha experiência o meu modo de vida e a minha motivação.
Porque nós nunca sabemos de que forma podemos ajudar outras pessoas
com aquilo que fazemos.

Correr descalço - Correr é ser leve e sorrir. Sorriam pela vossa saúde!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário