Tradutor

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Somos Feitos para Sorrir (por Gabriela Costa)

Partilho com vocês esta maravilhosa matéria publicada no Portal Ver on-line com o Título "Somos Feitos para Sorrir"  e escrito por GABRIELA COSTA . 



Este é um pequeno trecho da matéria e entrevista realizada com o prof. Freitas Magalhães.


"O sorriso potencia mecanismos de bem-estar, o que leva à partilha social. Tal não sucedendo, isso significa que estamos perante um problema grave de saúde pública, por ausência, por exemplo, de partilha de emoções positivas."

  1. Até que ponto é este um indicador preocupante pelas consequências na saúde e na interacção social que refere? E como é que a inibição do sorriso “potencia sentimentos, emoções e condutas negativas levando a um quadro psicopatológico preocupante”? 
"Já o disse e escrevi inúmeras vezes: fomos feitos para sorrir. Assim sendo, e quando não exercitamos convenientemente esta que é uma função natural, como é o caso nos últimos anos, tal significa que não nos realizamos em plenitude, pessoal e profissionalmente.

O sorriso é um íman, como digo no meu próximo livro "O Poder do Sorriso: Origens, Funções e Teorias", que aproxima as pessoas e a partilha de emoções e sentimentos positivos. Ora, inibindo o sorriso, estamos a inibir os nossos propósitos positivos e de auto-estima, o que leva ao aparecimento da face neutra, frequente e intensamente, não havendo lugar à partilha social. E isso é preocupante.

O sorriso deve ser dado, e não pedido. Se repararmos atentamente na interacção social actual, constatamos que o sorriso de hoje é mais pedido do que dado e isso não é natural."

Para ver a entrevista completa clique aqui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário