Tradutor

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Persona Saudável

Neste último sábado do Clube do Riso estivemos a pensar sobre a nossa "Persona" e a brincar e idealizar  "personas" mais saudáveis para a nossa vida. 

O termo Persona é derivado da palavra latina equivalente a máscara e se refere às máscaras usadas pelos atores no drama grego para dar significado aos papéis que estavam a representar. As palavras "pessoa" e "personalidade" também estão relacionadas a este termo.

Carl Gustav Jung, na perspectiva da psicologia analítica, elaborou O conceito de  Persona, como a forma pela qual nos apresentamos no teatro do mundo.  É através dela (s) que nos relacionamos com os outros. A Persona inclui os nossos papéis sociais e o estilo próprio de expressão pessoal. 


Cada sociedade é regida por normas, convenções, códigos éticos, legais ou morais, que tornam possível a convivência entre seus membros. Em cada grupo ao qual pertencemos, seja a família, o trabalho, a escola, a igreja ou qualquer outro, somos chamados a assumir determinados papéis que são moldados segundo as regras que constituem cada um destes.

A Persona é, portanto, o resultado de uma série de adaptações que o Ser Humano realiza ao longo de seu desenvolvimento para se integrar nestes grupos sociais (família, escola, etc); para ser amado; para "atender" as expectativas deste meio e, também, para satisfazer os seus próprios desejos. Esta adaptação pode ser entendida como a construção de um conjunto de atitudes, escolhas, crenças, sentimentos e pensamentos. 

A Persona tem aspectos tanto positivos quanto negativos. 

Aspectos Positivos: 
-serve para proteger a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem, 
-é também um instrumento precioso para a comunicação, 
-auxilia a nossa integração nos grupos e facilita as nossas relações, na medida em que propicia a partilha de valores e códigos,
-à medida que começamos a desempenhar um papel social mais saudável, através da integração em atividades que geram bem-estar, o nosso Ego se altera gradualmente nessa direção mais positiva, 

Aspectos Negativos:
-algumas vezes, a Persona se torna tão forte que oprime e toma o lugar do "Eu, da essência,
-muitas vezes o papel social extrapola seu devido lugar e passa a ser exercido como um traço da própria personalidade,
-por exemplo: se nos identificamos fortemente com o papel de mãe, dona do lar e esposa e não deixamos espaço para outras Personas - papel de profissional, cultivar o papel de amiga - podemos vir a sofrer muito quando esta condição já não existir: divórcio, filhos crescerem e sairem de casa, sentimento de não realização profissional, sentimento de solidão por causa da falta de amigos. 


Procuremos incorporar personas mais saudáveis - que se associam às regras do bem-estar e bem-viver e continuemos a caminhada em busca de desvendar e conhecer o nosso verdadeiro EU. 


Partilho a foto no nosso belo grupo no Clube do Riso!!! 





2 comentários:

  1. Trabalhando mentalidades... aprendendo a melhorar a vida. Obrigada Eveline Carvalho!
    As suas sessões são terapias maravilhosas.
    Abraço da Margarida Rebelo
    MPRebelo/Bloguespot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu que agradeço a presença de todos.... sem vocês, nada seria feito!!!!
    Beijos

    ResponderEliminar