Tradutor

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Quebrar ciclos negativos



Já que o carnaval está aí e o momento em que muitos portugueses estão passando pede muita força e esperança, eu partilho esta música linda!!! 

Muitas pessoas pensam que, pelo fato de estarem a passar por dias difíceis, não devem sorrir e se alegrar. Sei que a vontade não é muita. Quando o desconforto e a ameaça ao nosso bem-estar aparece, a nossa tendência é nos envolvermos,mais e mais, na tristeza, na revolta e no desespero.

No entanto, é importante observarmos a beleza da natureza humana. Sim, a tristeza tem seu objetivo. Nos fazer parar  e entrar em um estado de introspecção e reflexão. Este mecanismo serve para nos ajudar a focar em algo que nos traz desconforto e pensar sobre ele. Seria apenas uma primeira etapa. As emoções são cíclicas, flexíveis, vão e voltam, tem início e fim. 

A questão central,  então, torna-se que a forma como interpretamos as situações da vida e as alimentamos podem fazer com que estas emoções se tornem um estado permanente. Por acreditarmos que as coisas não estão a correr bem e colocarmos um peso muito grande nesta crença, criamos uma "bola de neve" negativa e não saímos de lá. Quando alimentamos as emoções que nos provocam consequências negativas (stress, falta de energia, angústia, cansaço, desesperança, depressão, entre outros) encontramos dificuldades em encontrar soluções mais criativas para os nossos problemas. Isto acontece porque este estado emocional afeta as áreas importantes para a resolução de problemas, como o raciocínio e a memória. 

Ao "quebrarmos" este ciclo permanente com atividades que nos trazem bem-estar conseguimos, neste momento, recarregar as baterias e auxiliar o nosso sistema (maravilhoso!) a voltar a um certo tipo de "equilíbrio". Mais equilibrados, temos melhores condições de pensar com exatidão, encontrar novas e melhores saídas para as adversidades da vida; somos capazes de nos relacionarmos melhor com os outros e, assim, absorver deste contato todos os benefícios (afeto, ideias, conforto, rede de contatos).  

Por isso, mesmo em situações difíceis, permitam-se rir, alegrar-se, cantar, dançar, pintar, caminhar, cuidar da terra e do campo, conviver, abraçar, meditar, relaxar, orar... (não é um absurdo!).... tudo isto será a recarga fundamental para que, amanhã, possamos vislumbrar novos caminhos, novas soluções, novos objetivos e sermos capazes de resgatar a esperança e a força de viver!

Sem comentários:

Enviar um comentário