Este belo poema do Victor Hugo nos faz reflectir...Temos muitos desejos e expectativas para o próximo ano! Muitos deles são voltados somente para os sucessos. É necessário ter consciência de que precisamos nos preparar para a conquista do sucesso. Por isso o mais importante é transformarmos os desejos em ação, as expectativas em objectivos e metas possíveis de serem alcançadas, uma a uma. Sermos protagonistas da própria existência para alcançarmos a tão sonhada felicidade!!!
Mas a vida não é feita só de sucessos... os fracassos e desilusões são as melhores cartilhas para o aprendizado da paciência, da persistência, da superação e do amor. Com eles aprendemos a ser melhores!!! É claro que não traçamos metas de vida para o fracasso mas, se eles acontecerem, é preciso saber Recomeçar (como no video anterior!)
Que em 2010 possamos ser melhores, mais felizes, mais sorridentes, mais equilibrados, conquistando dia-a-dia a felicidade!!!
A Arte de Bem Viver!
Tradutor
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Desejo - Victor Hugo
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Para começar o ano com muita Felicidade!!!
Deliciem-se com a canção!!! Um ótimo incentivo para o novo ano!!! Namorar a felicidade!!!
Quando a gente canta
Somente aquilo que a gente sente
Profundamente
Não há lugar nenhum para canção doente
Porque a alegria se derrama quente
Pois quando a gente canta alegria
A força da canção explode
Se irradia
É como a luz do sol sendo a luz da gente
É como a luz da gente sendo a luz do dia
Ô, felicidade
Eu quero andar na vida namorando você
Por todos os caminhos onde eu descobri
Que apesar de tudo meu povo sorri
Ô, felicidade
Meu coração não mente
quando canta e diz:
Eu faço exatamente
o que sempre quis
É muito importante que eu seja feliz.
Recomeçar....Sempre!
A vida é sempre um eterno recomeçar... novas experiências, novas ideias, novas atitudes, novos lugares, cheiros e pessoas... queiramos ou não a vida nos impulsiona a recomeçar!!! Aproveitemos estes dias para reflectirmos sobre os "recomeços" que queremos para 2010 e sobre as novas direções que queremos dar a própria vida!!! O mar é a sucessão dos acontecimentos, o barco, nosso instrumento, nosso corpo e nós os timoneiros, os responsáveis pela navegação, pela vida!!!
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Natal todos os dias em 2010!!! Natal todos os dias é viver em reflexão contínua, agindo de forma positiva em grande sintonia com a felicidade e a paz

• Paz
• Sorrisos
• Alegria
• União
• Encontro
• Família
• Paciência
• Compreensão
• Partilha
• Humildade
• Carinho
• Amizade
• Amor
• Conhecimento
• Crescimento pessoal
Estas são as primeiras palavras que registamos quando lembramos do Natal.
Podem experimentar registar também as palavras que vos surgem quando pensam no sentido do Natal: “O que esta data representa para mim?”
Depois pensemos juntos: “vivemos de forma a conquistar ou vivenciar todos estes sentimentos ou acções em forma de belas palavras?”. Pensemos apenas só se os cultivamos e os conservamos ou não, sem culpados alguns.
Agora, pensemos em como seria se empreendessemos um pouco de esforço para conquistá-los… Que achamos da sensação? “Bem-estar?”. Sim! Mas o que estamos dispostos a fazer para tornar este momento imaginário em realidade positiva e activa em nossas vidas?
O primeiro passo é querer!!!
Eu, Eveline com as colegas do Saber e Sorrir desejamos-lhe um verdadeiro Feliz Natal repleto de “muito querer”: querer estar bem, em equílibrio, em paz íntima, desenvolvendo todas as potencialidades e competências!
Em 2010, o Saber e Sorrir dedica-se exactamente ao Desenvolvimento Pessoal. Esperamos por si.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Subtilezas e Gentilezas
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Autoconhecimento II - eu apenas queria que você soubesse!
Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo.
E que a minha ternura não ficou na estrada. Não ficou no tempo presa na poeira
Eu apenas queria que você soubesse
Que esta menina hoje é uma mulher.
E que esta mulher é uma menina, Que colheu seu fruto flor do seu carinho.
Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também!
E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora.
É se respeitar na sua força e fé e se olhar bem fundo até o dedão do pé.
Eu apenas queira que você soubesse
Que essa criança brinca nesta roda. E não teme o corte de novas feridas. Pois tem a saúde que aprendeu com a vida.
Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo.
E que a minha ternura não ficou na estrada. Não ficou no tempo presa na poeira.
Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais. Porque me entendo muito mais também!!!
Belas e sábias palavras do nosso saudoso Gonzaguinha. Quanto mais nos empenhamos no exercício do autoconhecimento não só resgatamos o melhor que há em nós - a alegria, a ternura, o carinho, a esperança - como também, criamos novos mecanismos de superação das dificuldades naturais da vida. Quando empreendemos o esforço de "entender a nós próprios" passamos a identificar com mais clareza o sentido da própria vida, as qualidades que nos distinguem e os pontos menos agradáveis em nós que precisamos actuar e modificar. Assim, conseguimos elevar a auto-estima, gostar mais de nós mesmos e empregar a energia na melhoria pessoal e não nos fixarmos nos problemas em si. Este exercício de autoconsciência, aliado à uma atitude positiva diante da vida (entender a vida como algo que possa ser modificado e melhorado pela forma como a vejo e de como actuo no mundo), nos faz desenvolver mecanismos de enfrentamento aos problemas que nos surgem de maneira mais eficaz e com menos prejuízos à saúde.
Como nos diz Gonzaguinha: "E que a atitude de recomeçar, é todo dia, toda hora! É se respeitar na sua força e fé! E se olhar bem fundo até o dedão do pé".
Pensemos nisto!!!
domingo, 6 de dezembro de 2009
Jornada de Enfermagem Foi um Sucesso!
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Experimente doar-se!!!!
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Jornadas de Enfermagem e Atitude Positiva

http://vijornadasdeenfermagem.blogspot.com/
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Ecoporto - Semana Sustentável

domingo, 15 de novembro de 2009
Autoconhecimento - sentido para a vida
.jpg)
Encontrar um sentido para a vida em meio à mudanças tão aceleradas do mundo torna-se o grande desafio da actualidade. Conjugar o "tempo individual" com o "tempo do mundo" não é tarefa fácil e é preciso nos conscientizar da necessidade do crescimento pessoal para o enfrentamento saudável destes desafios e para que este crescimento contribua também de forma concreta para a construção do bem comum. Somos seres interdependentes, não podemos nos esquecer disto!
A questão que se coloca, então, não é só a de conseguirmos viver em equilíbrio em meio à tantas transformações mas, também, a de nos tornarmos agentes de mudanças positivas para o ambiente familiar, de trabalho, para a nossa comunidade e para a sociedade. Conseguimos tudo isto? Qual o caminho?
O primeiro passo é o da busca do crescimento – o auto-conhecimento como percurso para encontrar um sentido para a vida. É preciso fazer a parte que nos cabe. O psicólogo auxilia o indivíduo nesta trajectória mas a decisão de caminhar é sempre individual.
Costumamos fazer muitos investimentos: casa, estudos, relação amorosa… mas qual o investimento feito para o próprio crescimento?
Voltaremos a falar sobre isto!!!
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Inscrição na Ordem dos Psicólogos
Foi publicado hoje, para consulta pública, na 2ª Série do Diário da República, o Regulamento Nº 422/2009, correspondente ao Regulamento de Inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
No actual mandato da Comissão Instaladora da OPP e no cumprimento da Lei Nº 57/2008, artº. 82º, ponto 4, o prazo limite obrigatório para todos os profissionais, no activo, efectuarem a sua inscrição, é dia 15 de Fevereiro de 2010. A partir dessa data, o psicólogo não poderá exercer o seu poder de voto, nas primeiras eleições da Ordem, dado que serão convocadas Eleições para os órgaos nacionais da Ordem, e os cadernos eleitoriais serão encerrados (art. 13º, ponto 1 da Lei Nº 57/2008). A partir dessa data o psicólogo poderá também ter que passar por um processo de reconhecimento ou estágio profissional, consoante a situação específica, sendo que fazemos uma especial chamada de atenção para a obrigatoriedade de inscrição na Ordem para o exercício enquanto psicólogo.
O valor a pagar no acto de inscrição é de 180 euros. Os sócios da APOP, com as quotas regularizadas até 2008, terão um desconto de 50€.
Atenção Psicólogos!
Novidades no site: http://www.ordemdospsicologos.pt - parece que o mundo começou a girar!!!
Acredito que em breve já teremos novas indicações do registo e etc...
Confiram!!!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Trabalho em Equipa!
Assembléia na carpintaria
Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.
O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse a trena, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora a única perfeita.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, a trena e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reactivou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas e a trena era precisa e exacta. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.
É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades e enxergar atributos, isto é para poucos.
(Autor desconhecido - se conhecerem o autor, por favor, indiquem o nome)
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Seminário Mediação Socioeducativa
MEDIAÇÃO SOCIOEDUCATIVA: CONTEXTOS E ACTORES
Seminário - 12 de Dezembro
Auditório Multimédia - Instituto de Educação – Universidade do Minho - Campus de Gualtar -Braga
Car@s colegas e amig@s,
Junto enviamos informação sobre o Seminário que irá ter lugar no próximo dia 12 de Dezembro, no Auditório Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Os principais objectivos do Seminário são:
1. Reflectir sobre a identidade profissional e perfil dos mediadores socioeducativos;
2. Partilhar e divulgar experiências de mediação socioeducativa, nomeadamente mediação EFA e intercultural;
3. Promover oportunidades de formação na área da mediação socioeducativa.
Agradecemos a divulgação junto de eventuais interessados/as.
Com os melhores cumprimentos,
Pela Comissão Organizadora
Ana Maria Silva
Professora Auxiliar
Instituto de Educação e Psicologia
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Email: anasilva@iep.uminho.pt
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Curso de Ecologia Emocional -
Gratidão
Meu Caminho
Vieram comigo, na bagagem, não só as recordações do país amado mas todo o histórico formativo. Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil, posso afirmar que o fascínio pelo ser humano e pelo seu desenvolvimento iniciou-se muito antes do percurso universitário.
Ainda criança acompanhava várias vezes a minha mãe, professora, à escola. Observar aquele ambiente de pura construção de personalidades, propicio à exploração, à formação de conceitos e à troca de idéias e emoções, encantava-me. Sua prática era diferente do sistema tradicional vigente e esta postura de compromisso com o desenvolvimento harmonioso do ser inspirou-me profundamente.
Aventurei-me, também, pelos caminhos do curso de Formação de Professores e tive a felicidade de conviver com mestres inquietos em relação ao percurso escuro que a Educação tomara e que nos motivaram a encontrar novas soluções para velhos problemas, de maneira criativa e em sintonia com a comunidade na qual viviamos. Esta experiência me fez desejar conhecer ainda mais o grande universo chamado “Mente Humana”. Sonhei, consegui chegar à Universidade e obtive a certeza da escolha acertada!
Além das grandes actividades do percurso académico, minha vida esteve sempre repleta de arte: música, dança e teatro. Procurei então na Pós Graduação em Arte-Educação, nos cursos de Canto e técnica vocal e de teatro uma coesão maior entre a prática profissional e os valores da criatividade, expressão, comunicação e estética que tanto contribuem para o conhecimento individual e para a transformação social.
Mudar de país e inserir-me em uma nova cultura é um grande desafio (e adoro desafios!). Observar, partilhar ideias e novos comportamentos foi muito enriquecedor. Procurei descobrir novos caminhos de actuação na Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação, na Universidade do Minho, e hoje a área da formação, mais do que preencher o tempo de trabalho, preenche de forma positiva as minhas emoções pela grande satisfação que me proporciona.
"Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito, aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a acção. E, quando tudo mais faltasse, deixaria um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
(