Tradutor

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sociedade Civil - RTP2 - Programa Precisamos de Rir?

Nesta terça feira, o programa Sociedade Civil na RTP 2, 
debateu o tema "Precisamos de rir?" 

Partilho com vocês o link do programa para que possam ver e 
conhecer os benefícios do riso!



Em 2012 o sorriso dos portugueses diminuiu em intensidade e em frequência. A conclusão é de um estudo do Laboratório de Expressão Facial da Emoção. O riso e o humor têm sido cada vez mais objetos de estudo pela influência que projetam na sociedade e na criação de valor nas empresas. O riso é o segredo para pessoas motivadas e mais capazes de ultrapassar desafios. Mas será que é possível fazer rir mesmo em tempo de adversidades? Que benefícios traz a nível pessoal? E que influências gera? Somos melhores pessoas e profissionais quando temos motivos para sorrir?
De 2ª a 6ªfeira, Sociedade Civil traz-lhe gente que se dedica a melhorar a nossa vida, cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para soluções nas mais diversas áreas.
Eduarda Maio modera as participações dos vários Parceiros em cada emissão.

3 comentários:

  1. Eu assisti e lembrei-me da Eveline :-)hehehe

    A parte que me ficou foi a seguinte. O humorista mencionar que para se rir é só preciso contrair uns músculos e rir. Este programa já está a ser ruinoso para nós? Tenho receio porque dou espectáculos.
    Será que isto não deveria ser uma fonte de bem estar para as pessoas que assistem ao espéctaculo do próprio humorista?
    Porque há sempre aquela preocupação constante de que tudo tem que ter aquela parte "monetária" que nos "preocupa". Para fazer rir eu ganho dinheiro. As pessoas vêm assistir para ter um bom bocado de diversão. Se rir é algo tão simples que se consegue praticando "ai que lá vou eu" e ninguém "precisa" de ter um espéctaculo para isso.
    Estes pequenos pormenores fazem toda a diferença. Quando se faz por verdadeiro gosto ou não. Posso estar enganado.
    Há uns tempos atrás ver isto num programa televisivo era uma visão fora de contexto.

    Em geral tudo está a mudar e muitas pessoas não se dão conta disso.

    Apreciar um bom espéctaculo de "comédia em pé" como diz Zé Pedro Cobra.

    Haverá melhores promotores do que aqueles que geram a sua profissão em torno do "riso"? :-)

    Sempre que preciso de um sorriso há sempre um tema para sorrir. Continuação de bons temas.

    ResponderEliminar
  2. Olá João!!!!

    Fico feliz pelo fato da TV dar espaço para debater assuntos como este. Na realidade, a necessidade de "lembrar" ao outro de que o riso é importante se faz por causa de uma construção histórica ou coletiva de crenças que afastam o riso de nossas vidas: "muito riso, pouco siso"; "tudo está mal", "não tenho motivos para sorrir".... somos feitos para sorrir e podemos sorrir em muitas circunstâncias... pena, é o ser humano se desligar desta realidade por achar que o sofrimento ou desconforto impede o sorriso. Por isso, aqueles que de alguma forma "vivem" do riso procuram esclarecer as pessoas sobre este assunto. Mas não só: no congresso do riso estiveram presentes médicos e investigadores de universidades espanholas, coachs e pessoas que trabalham com Recursos Humanos de Inglaterra, pesquisadores na área de Educação e que estudam os benefícios do humor e bem-estar na aprendizagem, etc... Falar sobre o riso e na possibilidade das pessoas usarem "este medicamento natural" não afeta o "ganho financeiro" daqueles que tem suas profissões baseadas no riso. na verdade, lhes dão mais condições de crescerem. Quando estamos bem, queremos sair de casa, ver coisas inteligentes e interessantes!!!!

    Neste grande mundo há espaço para tudo que traz bem-estar: o humor do espetáculo, o trabalho de grupo que gera o riso e o convívio sadio, cantar, dançar, pintar, escrever, ler, meditar, caminhar, praticar desporto, e muito mais.... e por falar em Caminhadas!!! Que tal escrever a sua experiência de Correr descalço para eu publicar aqui no blog?? Heim??? Aceita, vai!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe é tentador :-) Vou tentar responder :-) Bom desafio.

      Eliminar